Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

TURISMO CULTURAL - Secretaria de Cultura anuncia abertura do Casarão nos fins de semana e feriados

Centro Cultural tem muitos atrativos como o Memorial Zacarias e a loja de artesanato do Cramam

A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, anunciou uma excelente medida para fortalecer o turismo e também oferecer oportunidade para que sete-lagoanos conheçam o espaço cultural mais icônico da cidade. O Centro Cultural Nhô Quin Drummond – Casarão ficará aberto nos fins de semana e também nos feriados com todos os seus atrativos disponíveis para visitação.

O Casarão passou por um completo processo de revitalização e foi reaberto pela Prefeitura em agosto do ano passado. O projeto de reforma envolveu análises de especialistas em restauração e aprovações do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). A proposta atingiu todos os níveis do imóvel como cobertura do prédio, janelas, portas, telhado, banheiros e a pintura interna, externa e do anfiteatro.

O espaço contra com a loja de artesanato do Cramam, Memorial Zacarias, salas do folclore e ainda o imponente anfiteatro. “Esta reestruturação física foi fundamental neste processo de abrir o Casarão para turistas e sete-lagoanos nos fins de semana e feriados. Muitas pessoas não conseguem tempo para visitar um espaço cultural no meio da semana por conta de compromissos profissionais. Nossa ideia é que todos tenham entretenimento, possam conhecer a história da cidade, ver um rico acervo do trapalhão Zacarias e ainda ter a opção de adquirir peças do nosso artesanato”, explica Alan Keller, superintendente de Cultura e Juventude.

O investimento na revitalização do Casarão faz parte de um conjunto de ações da administração municipal para transformar Sete Lagoas em uma cidade com forte apelo turístico. “O acesso a todo o espaço é gratuito e ressalto que este processo de abertura nesses dias teve total apoio do prefeito Duílio de Castro, do vice-prefeito Dr. Euro de Andrade e do secretário Marcelo da Cooperseltta. Estamos juntos para tornar o Casarão mais acessível, um presente para a população”, destaca Allan Keller.

O Centro Cultural Nhô Quin Drummond – Casarão ficará aberto aos sábados e feriados será de 8h às 17h e aos domingos de 8h às 13h.

MEMORIAL

memorialO Memorial Zacarias, além do acervo que já fazia parte da exposição permanente do Casarão, como fotos, revistas, matérias de jornais, discos, placas comemorativas e roupas de Zacarias, conta com uma segunda sala, novo teto e mobiliário. Um dos destaques da exposição são os cinco bustos do artista, cada um com uma peruca usada pelo personagem em diferentes momentos da carreira.

LOJA DO CRAMAM

loja cramam casaraoA loja do Centro Regional de Artesanato Maria do Anjos Macedo (CRAMAM) tem uma opção variada de souvenir. São caixas de vários tamanhos com temas da cidade, ímãs de geladeira, porta-anotações, peças sacras, brinquedos para as crianças, panos de prato pintados à mão com os pontos turísticos da cidade, banquinhos do Zacarias, cerâmicas, utensílios para o lar, quadros e muito mais.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.