Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Morre aos 87 anos Abilio Diniz, um dos empresários mais influentes do Brasil

Empresário estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, em SP

Morreu nesta segunda-feira o empresário Abílio Diniz, reconhecido pela liderança à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e por participações em grandes empresas do varejo como Carrefour Brasil, Casas Bahia, Ponto Frio, Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) e também na BRF. Ele ainda era torcedor fervoroso do São Paulo, praticava esportes e estava à frente de um programa de entrevistas na CNN Brasil, além de dar aulas na FGV-SP.

Abilio nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936, era casado e deixou cinco filhos. Quatro dos seus herdeiros são do primeiro casamento, em 1960, com Maria Auriluce Falleiros: Ana Maria, João Paulo, Adriana e Pedro Paulo. Do segundo casamento, com a economista Geyze Marchesi, nasceram Rafaela e Miguel.

Em 2023, Abilio virou presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. E também era sócio majoritário das Casas Bahia, por meio da controladora Globex S/A.

O empresário deixou o Pão de Açúcar com quase 80 anos, mas, em vez de se aposentar e curtir a vida, o pai de seis filhos comprou uma parcela relevante no Carrefour – tanto na filial brasileira, quanto no global – e embarcou no desafio de tocar a BRF, empresa na qual possui quase R$ 2 bilhões investidos.
 

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.