Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Sete Lagoas inicia negociações para instalação de um polo do Instituto Federal de MG na cidade

Autoridades visitaram a Escola Técnica para avaliar a possibilidade de instalação no local

Sete Lagoas inicia discussão sobre a implantação, na cidade, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). E a Câmara Municipal participa do debate e deve promover audiência pública para disseminar a informação. Nesta segunda-feira, as tratativas tomaram corpo. O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace (Podemos) fez parte de uma comitiva, formada, também pelo deputado federal, Reginaldo Lopes (PT), o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, e o Reitor do IFMG, Rafael Bastos. Eles visitaram a Escola Técnica de Sete Lagoas para avaliar a possibilidade de instalação, no local do Instituto Federal.

O projeto visa proporcionar mais oportunidades de qualificação técnica e superior à população da cidade e região, seguindo um modelo de educação que é considerado um dos melhores do mundo. “É um modelo verticalizado, que nós [Governo Federal] criamos. Essa instituição que Sete Lagoas recebe é avaliada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, como uma das dez melhores educações do planeta. Hoje é um dia histórico”, comemora Reginaldo Lopes.

Segundo o Prefeito Duílio de Castro, “já era um sonho trazer um polo do Instituto Federal para Sete Lagoas. Então esse feito é um ganho, pois as pessoas de baixa renda ainda irão receber uma bolsa de R$600,00 para estudar, ajudando também no sustento de suas famílias”, explica. As expectativas são grandes e a Câmara Municipal não medirá esforços para contribuir neste processo. É o que afirma o Presidente da casa, Caio Valace: “nós estaremos juntos, o Poder Legislativo dando efetivamente a sua contribuição naquilo que for importante e necessário na concretização dessas tratativas”, afirmou.

Para o Instituto Federal de Minas Gerais, o sentimento é de realização, por atingir mais uma cidade e abrir possibilidades de capacitação para milhares de pessoas. “A gente traz uma nova dinâmica para a cidade, então as nossas expectativas são boas, e o meu olhar não é só para a estrutura, mas para um lugar que irá abrigar os nossos alunos da melhor forma, para que aproveitem ao máximo essa oportunidade”, afirmou Rafael Bastos, Reitor do Instituto.

SOBRE O IFMG

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino, integrante da rede federal de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores, de forma gratuita.  Criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFMG, hoje, está presente em 18 cidades, possui mais de 23 mil alunos matriculados, e 192 cursos, nos níveis técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação e pós-graduação.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.