Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

APÓS 22H - Confira o cronograma do bloqueio contra o Aedes aegypti até o dia 5 de abril em Sete Lagoas

A cidade segue com 13 óbitos confirmados, sendo dez por Chikungunya e três por dengue

 

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - segue esta semana com os trabalhos de combate ao pernilongo causador das arboviroses dengue, zika e chikungunya (Aedes aegypti). Diferentemente do fumacê, que passa em dias e horários pré-determinados, geralmente no início da manhã e no fim da tarde, o bloqueio ocorre apenas em regiões de lagoas, córregos e brejos, e sempre após às 22 horas para que cause o menor dano possível às pessoas e aos animais. Este trabalho, que conta com o apoio da equipe de combate ao pernilongo, é realizado de segunda a sexta.

Desde o início deste ano, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate a Endemias (ACE) já visitaram aproximadamente 95 mil imóveis em Sete Lagoas. Desses, em 24 mil deles foi preciso algum tipo de intervenção no combate aos focos do mosquito. No total, mais de 221 mil focos foram eliminados e 45 mil foram tratados até a última semana, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Boletim epidemiológico
Até o último dia 23 de março já foram contabilizados no município oficialmente 8.640 notificações de suspeita de Chikungunya, sendo 1.620 resultados positivos; 6.746 notificações de casos suspeitos de Dengue, com 238 casos positivos; e 39 notificações de Zika, com nenhum caso positivo até o momento. A cidade segue com 13 óbitos confirmados, sendo dez por Chikungunya (seis homens de 87, 97, 65, 66, 45 e 73 anos e quatro mulheres de 94, 95, 58 e 75 anos), e três por dengue (uma menina de oito anos, uma mulher de 37 e um jovem de 17 anos).

Ações da Prefeitura
A Prefeitura de Sete Lagoas segue contratando e capacitando mais agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), ampliando o horário de atendimento de várias unidades de saúde, abrindo unidades de saúde aos sábados, realizando mutirões de limpeza em diversos bairros, adotando protocolos de atendimento específicos na UPA 24 Horas e no PA Belo Vale, aplicando fumacê e bloqueios e, há duas semanas, inaugurou uma nova sala de hidratação para pacientes com sintomas leves. Paralelamente, vem intensificando a fiscalização em lotes vagos e ampliando a limpeza e capina de espaços públicos, por meio da Codesel. 

As unidades de saúde abertas até às 20h especificamente para atender a suspeitas de arboviroses, de 1 a 5 de abril, são: ESF CDI I, UBS Luxemburgo, UBS Belo Vale, UBS N.S. das Graças e UBS Cidade de Deus. "É muito importante que a população também colabore, evitando jogar lixo em terrenos e conferindo diariamente seu quintal", reforça a superintendente geral de Promoção e Vigilância em Saúde do Município, Maitê Rodrigues.

REGIÃO DE CÓRREGOS LAGOAS E BREJOS

INTENSIFICAÇÃO BLOQUEIO AEDES AEGYPTI 2 – APOIO EQUIPE DE COMBATE AO PERNILONGO

ROTA 2 – DIA 02/04/2024 – a partir das 22h

?    CÓRREGO DOS TROPEIROS  (PARTE DE CIMA) -  JK E PLANALTO
?    CÓRREGO DOS TROPEIROS  (PARTE DE BAIXO) -  MANOA, SAO FRANCISCO.
?    PONTE DO JK
?    AREA DE MATA DO BAIRRO TITAMAR

ROTA 3 – DIA 03/04/2024 – a partir das 22h

?    LAGOA JOSÉ FÉLIX -  NEW YORK, BOM JARDIM
?    AVENIDA JOSE SERVULHO SOALHEIRO -BELO VALE, JARDIM EUROPA, JARDIM DOS PEQUIS.
?    CAMPO DA PORTUGUESA – JARDIM EUROPA
?    CAMPO E AREA DE MATA – VERDE VALE

ROTA 4 – DIA 05/04/2024 – a partir das 22h
?    CAMPO E AREA DE MATA – BAIRRO ELDORADO
?    AVENIDA CASTELO BRANCO
?    AREA DE MATA – BAIRRO OURO BRANCO
?    AREA DE MATA – BAIRRO HENRIQUE NERY E JARDIM UNIVERSITÁRIO

ROTA 5 – DIA 06/04/2024 – a partir das 22h
?    LAGOA MATADOURO -  BAIRRO DAS INDUSTRIAS, ITAPOA I E II
?    AREA DE MATA – BAIRRO ESMERALDAS
?    CÓRREGO PRAINHA – BAIRRO ITAPOA

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.