Plantão Regional O Regional

Vandalismo ou ato religioso? Imagens de santos destruídas próximas à Catedral chamam a atenção
Vandalismo ou ato religioso? Imagens de santos destruídas próximas à Catedral chamam a atenção

facePlantão Regional
perm_contact_calendar04 Outubro, 2019 09:53:00


Chama a atenção diversas imagens sacras da igreja Católica destruídas aos pés do Cruzeiro em frente à Catedral de Santo Antônio, em Sete Lagoas. Algumas imagens de Nossa Senhora Aparecida sem a cabeça e diversos cacos de outros Santos (as) estão espalhadas pelo local. A dúvida é: será ação de vândalos ou um ato religioso do catolicismo?



Em seu site, o padre Alberto Gambarini explica o que pode significar imagens sacras quebradas próximas a igrejas católicas. “Muitas pessoas perguntam o que deve ser feito com as imagens que se quebram em nossas casas, paróquias e comunidades. Uns acham que devemos conservá-las mesmo muito danificadas, outros que devemos deixá-las nas portas de igrejas e até cemitérios”.


“É importante termos em mente que o que veneramos não é a imagem e sim o que ela representa. Se a imagem cai e se quebra em muitos pedaços, ela deixa de representar Jesus, Maria ou algum Santo ou Santa de Deus. Não passará de cacos ou pedaços de madeira ou gesso, sendo assim podemos descartá-los sem nenhum problema”, completa em seu artigo.


Já no site da Canção Nova, caso uma imagem se quebre, o ideal é restaurá-la caso for possível. “A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa .Com isso, deve-se desfazer das imagens danificadas de forma que o seu valor espiritual e significado religioso não sejam afetados, evitando qualquer sinal de desrespeito”.



  • Imagens estão próximas à Catedral



Facebook WhatsApp