Plantão Regional O Regional

Prefeitura explica critérios para teste de pacientes com suspeita de COVID-19: cidade permanece com dois casos confirmados
Prefeitura explica critérios para teste de pacientes com suspeita de COVID-19: cidade permanece com dois casos confirmados

facePlantão Regional
perm_contact_calendar27 Março, 2020 12:10:00


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje os critérios para testagem de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Os números mais atuais apontam um crescimento das notificações, que chegaram a 238. Destas, 223 são consideradas suspeitas. Em Sete Lagoas, até o momento, 43 pacientes foram testados. Destes, 28 resultados ainda não foram divulgados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável no estado de Minas Gerais pelos exames. Há dois casos confirmados na cidade, e 13 descartados.



De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica de Sete Lagoas, Sueli Lacerda, não cabe ao município decidir quais pacientes são e quais não são testados. “Os critérios foram estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde e valem para todos os 853 municípios de Minas Gerais”.


De acordo com o documento emitido pelos dois órgãos, são testados pacientes que apresentam sintomas de síndrome respiratória aguda grave, ou seja, aqueles que apresentam sintomas mais complexos, incluindo falta de ar, pacientes graves hospitalizados, profissionais de saúde que estejam apresentando sintomas da COVID-19, pacientes que foram a óbito com suspeita de coronavírus e pacientes sintomáticos que estejam convivendo em comunidades fechadas, como asilos, presídios, hospitais, etc.


Facebook WhatsApp