Plantão Regional O Regional

Prefeito recebe comerciantes e possível reabertura do comércio será discutida na segunda-feira
Prefeito recebe comerciantes e possível reabertura do comércio será discutida na segunda-feira

facePlantão Regional
perm_contact_calendar27 Março, 2020 15:15:00


O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, recebeu comerciantes na manhã desta sexta-feira, 27, em seu gabinete, e demonstrou apoio à classe, que vive um momento de preocupação e incertezas quanto ao futuro de seus negócios devido ao novo coronavírus.



A reunião ocorreu após os comerciantes participarem de uma carreata pelas ruas da cidade, com o objetivo de sensibilizar as autoridades quanto a necessidade de flexibilização para abertura do comércio.


Em Sete Lagoas, o Gabinete de Gestão de Crise, que envolve órgãos da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Poder Judiciário, Ministério Público, Exército Brasileiro, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Superintendência Regional de Saúde, está coordenando as ações para evitar a propagação da Covid-19 no município.


Decretos municipais foram editados buscando evitar a aglomeração de pessoas em locais públicos e no comércio. Porém, o decreto estadual assinado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zena, declarando calamidade pública no estado, dita as normas no momento. Uma delas é a proibição do funcionamento do comércio em todas as cidades mineiras. A exceção são os estabelecimentos que vendem produtos ou prestam serviços essenciais, como padarias, supermercados e farmácias, entre outros.


O prefeito Duílio de Castro estava acompanhado do secretário municipal de Fazenda, Administração, Planejamento, Tecnologia e Comunicação Social, Francis Henrique da Silva, do procurador geral do Município, Helisson Paiva Rocha, e outros procuradores municipais, quando demonstrou apoio e prometeu atuar junto ao governo estadual para buscar caminhos que possam minimizar os impactos na economia, diante das restrições. “A iniciativa privada é que faz o Brasil andar, precisamos encontrar soluções”, disse.


Duílio de Castro também afirmou que a reivindicação dos comerciantes será o tema principal de uma reunião com o Comitê de Gestão de Crise, que será realizada na próxima segunda-feira, 30. “Essa proposta discutida aqui hoje será levada para todos os membros do Comitê. É hora de união para que possamos encontrar soluções. Vamos avaliar os dados nesta reunião. Temos que proteger o cidadão e, principalmente, os idosos, mas temos que encontrar um caminho”, completou o prefeito.


O prefeito recebeu a comissão nomeada pelos próprios comerciantes mas, ao fim da reunião, foi até a porta da Prefeitura e conversou com um grupo de pessoas que também fazem parte do comércio local. “O prefeito, dentro das suas limitações, foi muito claro em expor sua realidade, que é a mesma que a do movimento. Comprometeu-se conosco de lutarmos juntos por Sete Lagoas. Nossa perspectiva é que haja flexibilidade para os comerciantes, limitar quem entra nas lojas, mas manter o comércio aberto, gerando renda e tranquilidade social”, comentou Ubirajara Alencar da Cruz, um dos líderes do movimento.


Facebook WhatsApp