Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza para combater a dengue em Sete Lagoas

Desde o dia 12 de março, a Prefeitura de Sete Lagoas atua forte com o mutirão de limpeza para combater a dengue na cidade. Os trabalhos são orientados por estudos epidemiológicos e a turmas trabalham onde existe a maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti e número de casos confirmados da doença. A cidade tem notificados, em 2020, 3.420 casos suspeitos de dengue. Destes, 923 já foram confirmados por meio de exames laboratoriais. A situação de 22 pacientes requer cuidados especiais.

A força tarefa foi iniciada quando levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde confirmaram o alto índice de infestação do mosquito transmissor em várias regiões de Sete Lagoas. O relatório posicionou a cidade em situação de alerta para uma nova epidemia de dengue este ano. Apesar de o estudo mostrar que mais de 80% dos focos estão dentro das residências, a Prefeitura colocou em prática a operação para limpar todas as áreas públicas do município.

O mutirão já passou pelos bairros Aeroporto, JK, Jardim dos Pequis, Belo Vale, Verde Vale, Jardim Europa, Cidade de Deus, Santa Rosa e Luxemburgo, Carmo, São Francisco, Alvorada, Interlagos, Nova Cidade, Jardim Primavera e Bela Vista. Nesta quarta-feira, 6, as turmas estavam na divisa dos bairros CDI e Monte Carlo e os próximos serão Itapuã e Dona Silvia. “A rota segue orientações do departamento de controle da dengue, mas paralelamente também atuamos onde a Prefeitura identifica como área prioritária”, explica o coordenador de Ações de Serviços Urbanos, Wellington Aguiar.

O mutirão conta com o apoio de máquinas retroescavadeiras, pá carregadeira e roçadeira e cinco caminhões que retiram os entulhos e vegetação dos locais. O serviço também foi feito nas avenidas Norte-Sul e Nações Unidas.

MAIS AÇÕES - Mesmo diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus, o trabalho de combate à proliferação dos focos do Aedes aegypti continua sendo realizado pelos agentes de endemias. As restrições provocadas por decretos municipais para garantir o isolamento social e a propagação da Covid-19 mudaram a metodologia de trabalho, mas a atuação em campo continua.

Vale ressaltar que todos os 178 profissionais que atuam no Controle da Dengue são uniformizados com calça jeans e camisa caqui e o uniforme traz no bolso e nas costas a marca do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do uniforme, os agentes possuem crachá de identificação, botas e a bolsa onde carregam o material que utilizam no trabalho. Eles estão orientados a não entrar em residências com idosos e doentes, os principais grupos de risco do coronavírus. Se houver dúvida, a identidade do agente pode ser confirmada também pelos telefones 3771-6532 e 160.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.