Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Escola Técnica e Google fecham parceria por continuidade de formação de estudantes

Diante do panorama de crise causada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), onde as aulas ficariam totalmente paralisadas, a Equipe Gestora da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - ETMSL buscou rapidamente solucionar as dificuldades para dar continuidade à formação profissional de seus alunos.

A ETMSL com o objetivo de manter a oferta das aulas por acesso remoto, enquanto durar a situação de pandemia, adotou a utilização das ferramentas da plataforma educacional digital do Google for Education. Esta plataforma, permite recriar o ambiente de sala de aula na internet com o auxílio de diversas ferramentas que viabilizam a interação necessária entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.

A parceria se refere à ampliação dos recursos disponíveis na plataforma do Google para uso da instituição de ensino. Ressalta-se que essa concessão se formalizou sem nenhum custo para a instituição, uma vez que a ETMSL preenche os requisitos para a assinatura perpétua e gratuita do uso da versão completa da plataforma Google. Os bastidores dessas conquista, se deu com a iniciativa da ETMSL enviar a  documentação à Google e após análise, foi estendido o número de usuários com permissão de acesso à plataforma, bem como os recursos disponibilizados.  Para se ter uma ideia, caso a Escola não estabelecesse essa parceria e decidisse investir na plataforma para acessar aos mesmos recursos oferecidos, o custo mensal do investimento seria de 227 mil reais, considerando o valor atual do dólar.  

Por esta parceria que mostra a preocupação da empresa Google praticar responsabilidade social por meio de ferramentas digitais que possibilita a multiplicação de ações em prol da educação profissionalizante de qualidade, a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas registra o seu imensurável agradecimento.

Além dessa novidade, outras formas de interação com os estudantes têm acontecido por meio dos canais de comunicação da Escola, de acordo com as necessidades específicas que se apresentam e em consonância com a capacidade de atendimento desta instituição de ensino. Aos alunos com dificuldade de acesso às plataformas remotas de ensino estão sendo oferecidas alternativas para que nenhum fique prejudicado.

A ETMSL tem publicado notas de esclarecimentos à comunidade, que podem ser acessadas por meio do site http://fumep.setelagoas.mg.gov.br/.

A instituição reforça que todos esses esforços visam minimizar os impactos das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Coronavírus na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão de atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares, bem como evitar o retrocesso de aprendizagem por parte dos estudantes e a perda do vínculo com a escola, o que pode levar à evasão e abandono.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.