Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Mais de 41 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 11, a 3ª fase de cronograma da campanha de vacinação contra a gripe. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, estratégias especiais de atuação estão garantindo o cumprimento das metas e 41.291 pessoas já foram imunizadas no município.

Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha e, no dia 23 de março, os grupos prioritários de idosos com mais de 60 anos e profissionais da Saúde abriram o calendário de vacinação. Uma força tarefa ofereceu o serviço nas residências com agendamento e em dois pontos houve drive thru, onde as pessoas receberam as doses sem sair de seus veículos.

As medidas pioneiras deram ótimo resultado. Balanço fechando na última terça-feira, 5, mostra que 29.036 idosos já foram vacinados em Sete Lagoas. “O público estimado já foi superado e isso é normal, já que a estimativa inicial tinha como base o senso de 2012. Vale ressaltar que a vacinação continua para todos os grupos até o fim da campanha”, explica Guilherme Menezes, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde. A meta de imunização dos profissionais da área de saúde também foi batida, com 5.237 pessoas vacinadas.

A 2ª etapa iniciada no dia 16 de abril também tem ótimos resultados. Já foram vacinadas 1.086 pessoas de grupos privados de liberdade, 1.657 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 2.785 pessoas com comorbidades. Das forças de segurança, foram imunizadas 855 pessoas.

Na próxima segunda-feira, 11, será aberta mais uma fase do cronograma. Desta vez, os públicos-alvo são crianças de 6 meses e menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Esta etapa vai até o dia 17 de maio e, no dia 18, começa a última fase para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. A campanha será finalizada no dia 6 de junho. Para esta etapa final, está sendo estudada a possibilidade de, mais uma vez, colocar o sistema drive thru em operação. “Caso este serviço seja disponibilizado, divulgaremos as informações com antecedência”, destaca Guilherme Menezes.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.