Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Desmascarado “blogueirinho da Câmara” e da fake news: reitora do Unifemm responde situação do laboratório

Em um post em seu perfil no Instagram na última quarta-feira, dia 13, o compartilhador de fake news e ex-controlador da Câmara Júnior Sousa, mais conhecido como "blogueirinho da Câmara", fez um vídeo comentando sobre a matéria veiculada por um dos veículos de imprensa mais respeitados do país, a rádio Jovem Pan.

Com vistas nas eleições deste ano, Junior Souza é aliado de primeira mão do deputado estadual Douglas Melo e também pré-candidato a vereador pelo MDB. As constantes postagens com o único objetivo de denegrir a administração do prefeito Duílio de Castro é por interesses eleitoreiros e outros inconfessáveis para tentar desestabilizar, sem sucesso,  o trabalho da Prefeitura de Sete Lagoas contra a pandademia do novo coronavírus.

Segundo o blogueiro, "foi vinculado (sic, o certo seria veiculado) uma matéria na @jovempannews informando que Sete Lagoas possuía Laboratório que atenderia 200 exames a sociedade e os resultados sairiam em 48h, além de que tudo já estava preparado para o hospital de companha (sic, o certo seria campanha). Verifiquei as informações e as fontes e a prefeitura. Para minha surpresa, confirmado pela assessoria da Prefeitura de Sete Lagoas através do Instagram, até a data de ontem, 12 de Maio de 2020, o não laboratório tinha credenciamento para funcionar. Ou seja, não temos resultados. A @JovemPannews errou em noticiar algo que ainda não existe."

Confira o post original em https://www.instagram.com/p/CAIcNHZgZHp/

 

Na matéria, porém, um dos mais consagrados jornalistas do Brasil, Augusto Nunes, em momento algum afirma que o laboratório estava funcionando, mas que "a Prefeitura, em parceria com duas universidades, instalou um laboratório para 200 testes do tipo PCR, que emitem o resultado em até 48 horas" (frase dita aos 1:33 do vídeo abaixo).

https://www.youtube.com/watch?v=r5LqFdGbq-k

Ou seja: em momento algum a reportagem fala que o laboratório já estava credenciado para funcionar, mas que já estava instalado, e isso é um fato há pelo menos duas semanas. Com isso, Júnior Sousa tentou mais uma vez enganar seus seguidores jogando contra o município, e o pior, com informações falsas. A própria reitora do Unifemm, Viviane Mayrink, desmentiu e desmascarou o bloguerio na postagem. Segundo confirmou a reitora na publicação, o laboratório está totalmente pronto. E ainda mandou uma indireta ao blogueiro: "Totalmente pronto, com robô e tudo. Já inclusive estou aguardando o @juniorsousainforma para a Live informativa e sem fake news".

Além de não responder à reitora, Junior Sousa até o momento ainda não marcou a live.

Histórico - Como controlador da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Júnior Sousa ficou conhecido na cidade mais por suas polêmicas do que por seu trabalho. Acusado de coerção a testemunha, com processo a ser enviado à Corregedoria do Município, para escapar do processo, pediu exoneração do cargo em março, se filiou ao MDB, mesmo partido do deputado Douglas Melo, e desde então tem elevado as críticas à atual gestão e os elogios ao parlamentar, com vistas às próximas eleições.