Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

UPA terá mais 12 leitos de UTI exclusivos para coronavírus - Veja boletim de hoje do novo coronavírus

O boletim epidemiológico do Comitê Gestor de Crise do Coronavírus municipal divulgado nesta sexta-feira, 22, aponta mais dois casos positivos da Covid-19 em Sete Lagoas. São dois homens, de 29 e 40 anos, que passam bem. Com isso, entre os 18 confirmados, há um óbito (ocorrido em Tocantins no dia 10), 13 pacientes curados e quatro em isolamento domiciliar.

As notificações subiram 2,3% na últimas 24h, chegando a 1.412, com 935 casos de síndrome gripal inespecífica estão em investigação e 459 testes negativos. Não há novos óbitos em investigação e seis pacientes estão internados em hospitais da cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre eles, agora são dois positivos, mas ambos residentes de outros estados, e quatro ainda aguardando resultados de exames.

Protocolo
Em entrevista ao jornal Sete Dias desta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, esclareceu que o protocolo que define quem será submetido ao teste foi feito junto com a equipe técnica de infectologia e vigilância epidemilógica do Município, com base em critérios do Ministério da Saúde e das principais autoridades mundiais de saúde. "Na prática, quem define se o paciente atende ou não esses requisitos para testagem, ou seja, se enquadra no perfil, é o médico, a partir de uma avaliação clínica. Com nosso laboratório em funcionamento, não aumenta só a quantidade de exames disponíveis, mas também a celeridade na divulgação dos resultados", afirmou.

Leitos
Ainda na entrevista, o secretário anunciou a assinatura de um contrato para a montagem de mais 12 leitos de UTI na UPA 24 Horas, via recursos federais. Assim, a oferta do município sobre de 36 para 48 unidades de terapia intensiva totalmente equipadas destinadas ao tratamento de pacientes com Covid-19. "Também já estamos em processo de compra de equipamentos que serão disponibilizados, via empréstimo, para a montagem de mais dez leitos no Hospital Nossa Senhora das Graças para uso do SUS. Com o Hospital da Unimed, estamos negociando a composição de mais cinco leitos de UTI, que poderão ser contratualizados, caso haja necessidade. O Hospital Municipal, dependendo da disponibilidade de recursos, também poderá receber mais 20 leitos", completou o secretário.

Para informações sobre o coronavírus, ligue 3773-2576. Para denúncias, 153. Informações sobre as ações do município, acesse setelagoas.mg.gov.br/coronavirus. Continuam as recomendações para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade, usando máscaras, reforcem a higiene pessoal e mantenham o distanciamento social. Combater o coronavírus é um dever de todos.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.