Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Prefeitura se reúne com manifestantes que lutam por moradia no bairro Cidade de Deus

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Duílio de Castro, a secretária municipal de Assistência Social, Luciene Chaves, e o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Andrade, receberam representantes de um movimento de ocupação do bairro Cidade de Deus. Os manifestantes pediam o apoio da Prefeitura por moradia. Na tarde desta terça-feira, policiais militares e Guarda Municipal realizaram uma ação fiscalizatória no local.

No encontro de hoje foi marcada uma nova reunião para a manhã desta quinta-feira, 28, no CRAS da Cidade de Deus. "Vamos viabilizar da melhor forma o cadastro destas famílias, não somente para habitação, mas também de algum benefício eventual que possamos oferecer a elas", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Luciene Chaves.

Segundo um dos líderes do movimento, Wellington Antônio Cardoso, o loteamento existe há 20 anos e nenhuma administração, até então, tinha recebido a comunidade para um diálogo. "O prefeito abriu as portas pra nós. Ele nos direcionou para termos uma solução, na forma da lei. Estamos juntos para vencer e creio que vamos ganhar", acredita.

Depois do encontro, o prefeito Duílio de Castro fez questão de conversar com os manifestantes na porta da Prefeitura. "Há alguns empecilhos em função do ano eleitoral. A Prefeitura não pode fazer doação, por exemplo. Já entregamos 500 casas e agora vamos construir mais 500, sem ser por sorteio. Vamos ver se é possível fazer um acordo ou um TAC com o Ministério Público. Ficar lá naquele pedaço de terra sem água, sem luz, sem infraestrutura, isso não é cidadania. Estamos aqui à disposição para fazer o que for possível, mas sempre dentro da lei", finalizou o prefeito.