Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Comitê Gestor de Crise libera outras atividades comerciais, como bares, e amplia horário de funcionamento de shoppings

O Comitê Gestor de Crise do Coronavírus voltou a se reunir, na manhã desta sexta-feira, 29, no Batalhão da Polícia Militar, para discutir sobre os últimos dados da saúde e o funcionamento de outras atividades comerciais. Conforme decisão colegiada, o Shopping Sete Lagoas terá horário ampliado, podendo funcionar das 12h às 20h. As atividades físicas a céu aberto, inclusive com orientação de personal trainner ou profissional de educação física estão liberadas.

Academias ainda não podem voltar a funcionar. Os bares poderão funcionar até 22h, mas sem consumo de bebida alcóolica no local. As lojas de rua, aos sábados, terão seu horário ampliado para funcionamento das 09h às 15h.

Compõem o comitê representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penitenciária, Exército, Bombeiros, Câmara Municipal, Superintendência Regional de Saúde e Prefeitura.

Com relação às igrejas, elas deverão apresentar à Secretaria Municipal de Saúde um plano de funcionamento com informações sobre o controle de fluxo de pessoas, distanciamento social e higiene. Uma comissão criada pela pasta e formada por infectologistas e agentes da vigilância sanitária irá deliberar, individualmente, analisando caso a caso, sobre a abertura de cada igreja. Os cultos só poderão ser realizados com no máximo uma hora de duração, com pelo menos uma hora de intervalo entre uma seção e outra. 

Outras atividades liberadas foram auto-escolas, clubes de tiros, a Univercemig (para aulas práticas ao ar livre), escolas náuticas e galerias, como é o caso do Pátio Lagoa, todas elas seguindo as normas de higiene e distanciamento. O decreto que detalha o funcionamento de novas atividades deve ser publicado ainda nesta sexta-feira.

Mesmo com a flexibilização, o prefeito Duílio de Castro faz um apelo à população para que contribua no controle da pandemia. "Evite sair de casa. Ao sair, use máscara e lave as mãos. Precisamos voltar nossa vida dentro da normalidade, mas continuar mantendo nossos índices de ocupação de leitos baixa. Nesse momento, podemos fazer isso, mas se os números aumentarem, voltaremos a tomar medidas mais severas, tendo em vista a nossa estrutura de saúde", afirma o prefeito. Todas as medidas podem ser revistas pelo Gabinete de Gestão de Crise em caso de mudanças significativas no cenário epidemiológico da cidade. 

Números
Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, nesta sexta-feira houve um aumento de 3,29% no número de notificações, chegando a 1.569, das quais 1.014 seguem em análise e 528 já deram negativo para Covid-19. Mais um caso positivo foi confirmado, um homem de 38 anos. A cidade conta agora com 27 positivos, dos quais 19 estão curados e um veio a óbito (ocorrido no dia 10, em Tocantins). Sete pacientes seguem em isolamento domiciliar, com sintomas leves.

Quatro pacientes estão internados com síndrome respiratória aguda grave, sendo um positivo do Rio de Janeiro, dois positivos de cidades vizinhas (Capim Branco e Pompéu) e um aguarda resultado. Dois pacientes tiveram alta ontem.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a taxa de ocupação em leitos de UTI no município segue sob controle. "Em abril, houve apenas 15,4% dos leitos ocupados no Hospital Municipal. Em maio, a taxa foi de 20,5%. Já na UPA, a taxa ficou em 10% entre os leitos de baixa complexidade e de 2% de alta complexidade", justifica. "Estamos seguindo um planejamento que vai determinar o momento certo de ampliar as estruturas de saúde, que já estão negociadas", finaliza.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.