Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Guarda Municipal intensifica operação contra uso de linha chilena e cerol em Sete Lagoas

A Guarda Municipal de Sete Lagoas (GCM) iniciou nesta quarta-feira, 1º junho, fiscalização de combate ao uso do cerol, linhas chilenas e similares. A utilização do material cortante na prática de soltar pipas é proibida pela lei estadual 23.515/2019 e ainda por decreto municipal 6281 regulamentado na última sexta-feira, 26. Foram realizadas apreensões e os responsáveis notificados. 

Soltar pipas é uma das brincadeiras mais populares entre as crianças e adolescentes e, no inverno, essa atividade ganha mais força devido à intensidade dos ventos típicos desta estação do ano. Este ano, a fiscalização foi antecipada devido ao período da quarentena e suspensão das aulas presenciais, onde crianças e adultos têm aproveitado o momento para soltar pipas. “Foi preciso começar mais cedo. Já estamos orientando, conscientizando e retirando das ruas e comércios a venda desse material. Uma linha com substâncias cortantes se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de grave acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas, animais e outros”, afirma Sérgio Andrade, comandante da GCM.

Além de representar risco à vida humana, a utilização deste tipo de material gera prejuízos ao danificar a rede de distribuição de energia elétrica. Somente de janeiro a maio deste ano, a Cemig registrou 840 ocorrências de interrupção no fornecimento devido a essa prática, que prejudicou mais de 284 mil consumidores da empresa. 

Além de diminuir os riscos, a ação da GCM tem o objetivo de evitar aglomeração nas ruas. A atuação desta quarta-feira foi no bairro de Fátima e contou com o apoio da população, que realizou denúncia anônima pelo telefone 153. No local, adultos e crianças empinavam pipas, provocavam aglomeração e utilizavam os materiais proibidos. Foram recolhidos uma pipa, três carreteis de linha com cerol e outro rolo de linha chilena. 

A GCM continua percorrendo todas as regiões de Sete Lagoas para combater esta prática proibida. Após o recolhimento do material, os responsáveis são identificados, notificados, os materiais catalogados e, em seguida, incinerados. “Recomendamos que a prática de soltar pipa seja realizada em locais seguros onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego. Solicitamos ainda que os pais orientem seus filhos quanto à proibição do uso de cerol e linha chilena e quanto aos riscos que o descumprimento desta norma podem causar à comunidade”, ressalta o comandante Sérgio Andrade. A população pode denunciar o uso ilegal do cerol, linha chilena e similares por meio do telefone 153.

BLITZ FIQUE ANTENADO
A Guarda Municipal realiza nesta sexta-feira, 3, a partir das 9h, o lançamento da campanha “Corte essa ideia”. O principal objetivo é combater a utilização de linha chilena e cerol e uma blitz educativa terá como foco os motociclistas de Sete Lagoas. Durante a ação, os agentes da Guarda Civil vão orientar os condutores com dicas de segurança para que não se tornem vítimas de acidentes envolvendo as linhas cortantes. Também serão instaladas antenas corta-linha em motocicletas que estiverem sem o equipamento de proteção. A ação será realizada em frente ao CAT-JK e na avenida Norte Sul próximo ao Boulevard Shopping. 

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.