Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Já na cidade: prefeito Duílio de Castro comprou e recebeu mais 25 respiradores para guerra contra a Covid-19

Chegaram neste final de semana em Sete Lagoas 25 respiradores adquiridos pela Prefeitura Municipal na guerra contra a Covid-19 na cidade. Os aparelhos foram adquiridos em Florianópolis (SC).

Serão dez para o Municipal, dez para o HNSG e mais cinco de reserva. "Estamos dando sequência à montagem dos leitos e nos preparando para montar mais dez leitos, mantendo nosso cronograma, tendo ainda mais cinco respiradores que poderão ser instalados no Hospital Municipal ou na UPA, preparando a cidade para receber uma possível demanda de aumento de casos", explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

De acordo com o prefeito Duílio de Castro, os equipamentos foram adquiridos com recursos enviados pelo Governo Federal para o combate à Covid-19 e serão incorporados à estrutura permanente da cidade após o fim da pandemia. "Isso não ocorreria se o Município tivesse optado pela contratação de uma estrutura móvel e temporária de hospital de campanha. Isso é recurso público bem gasto, pois será permanente, mesmo estando hoje com menos de 20% dos nossos leitos ocupados. Com mais dez leitos que vamos inaugurar em breve, essa taxa deve cair para menos de 13% de ocupação", informou o prefeito. O valor por aparelho ficou bem abaixo do praticado em algumas cidades e muito próximo do valor pago pelo Governo do Estado, em torno de R$ 60 mil por equipamento, considerado um dos mais baratos do país.

O prefeito fez questão de agradecer ao empresário José Roberto da Silva, presidente da ACI, vice presidente do Observatório Social de Sete Lagoas e diretor da Sete Lagos Transportes, empresa que gratuitamente transportou os equipamentos de Santa Catarina a Sete Lagoas. "É uma alegria muito grande poder contribuir no combate a esse inimigo invisível. Parabéns ao poder público por esta compra. Esperamos não precisar usá-los e que o comércio possa voltar a reabrir, pois a economia não pode parar", ressaltou o empresário. "Estamos fazendo a nossa parte e esperamos sensibilizar a Justiça para que possamos voltar a flexibilizar o comércio, pois não é justo que os empresários e os trabalhadores paguem um preço tão alto sem necessidade", completou o prefeito.