Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Por mudanças, Sete Lagoas protocola ofício junto ao Governo de Minas e sugere melhorias no Minas Consciente

Na tarde desta terça-feira, 11, o secretário municipal de Administração, Fazenda, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação de Sete Lagoas, Ricardo Moura, voltou a se reunir com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, Douglas Augusto Oliveira Cabido, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O objetivo do novo encontro foi solicitar que Sete Lagoas seja readequada, de forma imediata, no Programa Minas Consciente, com base em critérios técnicos, de forma a permitir a flexibilização de grande parte do comércio local, levando em consideração os avanços feitos na ampliação de leitos de UTI, os baixos índices de internações e de letalidade da Covid-19 no município.

Além do ofício, que pede o reenquadramento de Sete Lagoas, também foi sugerida pelo secretário uma alteração no Programa Minas Consciente que pode impactar todos os municípios mineiros: a inclusão da saúde suplementar (rede particular) para fins de contabilização de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no programa.

"Essa alteração é uma mudança técnica no paradigma de cálculo do Minas Consciente. Uma observação, pela nossa experiência, importante para parametrizar os municípios mineiros em categorias de efetividade. Eles ficaram muito sensíveis a essa atualização", destaca o secretário Ricardo Moura.

Douglas Cabido é membro efetivo do Grupo Executivo do Plano Minas Consciente, que deve se reunir nesta quarta-feira, 12 de agosto, para avaliar os dados recentes da Covid-19 no estado e anunciar a atualização do programa. "Essa revisão é vista como necessária, considerando que a Prefeitura entende que já poderia ter sido enquadrada como habilitada a progredir para a onda amarela", acredita o prefeito Duílio de Castro.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.