PUBLICIDADE



PLANTãO REGIONAL

SETE LAGOAS

13, Outubro de 2020

Sete Lagoas segue como terceiro município brasileiro com menos óbitos por Covid entre cidades do mesmo porte

O boletim epidemiológico desta terça-feira, 13 de outubro, atualiza a situação do novo coronavírus em Sete Lagoas. Com um aumento de 0,5% nas notificações de novos casos suspeitos nas últimas 48 horas, já que ontem foi feriado, a cidade tem hoje 720 pessoas em monitoramento. Os testes com resultado negativo para Covid já somam 9.889 desde o início do monitoramento.

Foram registrados 11 novos casos positivos, sendo cinco mulheres e seis homens, o que eleva o número de contaminados a 2.940 desde o início da pandemia. Entre eles, são 36 pessoas em isolamento domiciliar (menor número desde junho) e 2.835 curadas, o que corresponde a 96,4% dos infectados. A cidade segue com 13 pacientes hospitalizados e 56 óbitos, um índice de letalidade de 1,9%.

Comparando com os 61 municípios brasileiros entre 200 mil e 300 mil habitantes listados na plataforma covid.saude.gov.br, Sete Lagoas continua sendo o sétimo município brasileiro com menos casos de Covid-19 e o terceiro com menos óbitos. Os dados foram atualizados no início da noite desta segunda-feira. Confira as tabelas com os dez municípios nesta categoria com menos contaminados e menos óbitos do país.

Embora os boletins do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde apontem 57 óbitos em Sete Lagoas hoje, a Secretaria Municipal de Saúde confirma, até o momento, 56 óbitos. Isso porque um óbito ainda continua em investigação, devido à divergência de endereço de residência. Essa divergência será sanada nos próximos dias.

Hospitalizados
Ao todo são 38 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 25 em enfermaria e 13 em UTI. Destes, 20 testaram positivo para Covid, seis tiveram resultado negativo e outros 12 aguardam resultado de exames. Dos 20 pacientes positivos internados, 13 são de Sete Lagoas. Os demais são de Paraopeba, Capim Branco, Inhaúma, Caetanópolis, Funilândia e dos estados do Tocantins e São Paulo.

Hoje são oito pacientes internados no Hospital Municipal (sendo seis em UTI), 23 pacientes no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são 14 em enfermaria e seis em UTI), cinco internados no Hospital da Unimed (um em UTI) e dois na UPA, em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 26%.

Dos 13 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, seis são pacientes de Sete Lagoas e os demais são de Capim Branco, Inhaúma, Funilândia, Paraopeba, Caetanópolis e do estado de São Paulo. A taxa de ocupação de leitos de UTI que estão destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 21,3%.

A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.