Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

VIROU - Duílio de Castro lidera em todos os cenários em nova pesquisa eleitoral

As pesquisas eleitorais realizadas em Sete Lagoas e registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) comprovam uma grande arrancada do candidato a reeleição Duílio de Castro (Patriota). O último levantamento teve a publicação autorizada neste sábado, 31 de outubro, e mostra o atual prefeito na liderança em todos os cenários.

Na pesquisa finalizada no dia 12 de maio deste ano, pela CP2/O Tempo, o candidato Douglas Melo (MDB) tinha 33,8%, Emílio tinha 18,2% e Duílio tinha 12%. Seis meses depois, em pesquisa também da própria CP2/OTempo finalizada em 23 de setembro, Duílio cresceu 110%, chegando a 25,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto Douglas Melo caiu para 32,5% das intenções de voto. Já Emílio pontuou 7,3%.

Outra pesquisa registrada no TRE foi do Instituto Real Time Big Data, finalizada no dia 7 de outubro, apontando nova queda de Emílio, que alcançou 5% das intenções de voto, e aumento do deputado Douglas Melo (35%) e do prefeito Duílio de Castro (28%). De novo, o maior crescimento foi o de Duílio (2,8% a mais). As pesquisas têm margem de erro de 4%, o que apontaria empate técnico entre o deputado e o prefeito.

Porém, o aquecimento das campanhas e os acontecimentos recentes devem ser o motivo de uma mudança drástica no cenário eleitoral. Já no período eleitoral, o candidato Douglas Melo sofreu um pedido de cassação do seu mandato na Assembleia Legislativa sob acusação de desviar R$ 156.222,80 de verba indenizatória do seu gabinete, recursos estes que só podem ser utilizados no exercício da função legislativa. Além disso, o então líder das pesquisas está envolvido com sites e um jornal local que teimam em espalhar notícias falsas, as conhecidas fake news, na tentativa de derrubar seus adversários e principalmente o candidato Duílio de Castro.  A campanha de Douglas Melo ainda comete irregularidades com a utilização de carros de som de maneira indevida, o que geral multa de R$ 10 mil, outra questão que também é avaliada negativamente pelo eleitorado.

NOVA PESQUISA

O reflexo da atual realidade da campanha eleitoral em Sete Lagoas, com a virada de Duílio de Castro, é evidenciado pela pesquisa revelada neste sábado, 31. A amostragem foi realizada pelo Instituto Panorama (registro MG-01856/2020) entre os dias 25 e 26 de outubro com 800 entrevistados. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,46%. Enquanto Duílio de Castro conquistou a liderança, Douglas Melo despencou.

Agora, Duílio de Castro aparece com 25,25% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Douglas Melo caiu para 22,5% e Emílio para 3,13%. Os outros candidatos aparecem com: Saulo Calazans – Rede (1.13%), Claudinei Dias - PT (0,88%) e Ramsés de Castro - PMN (0,38%).

 Duílio de Castro também lidera na pesquisa espontânea, quanto os nomes não são citados aos entrevistados, com 22,25% das intenções de voto. Em seguida vem Douglas Melo com 16,75% e Emílio com 2,38%. Claudinei dias tem 0,63% e Saulo Calazans 0,5%.

REJEIÇÃO

A pesquisa atual também avaliou o nível de rejeição do eleitoral com relação aos candidatos.  Neste cenário, 72,25% não responderam. Porém, Douglas Melo é o mais rejeitado com 7,75%, Emílio vem em seguida com 6% e Duílio de Castro fica com 5,25%, A rejeição é definida quanto a pergunta dos pesquisados é “em quem você não votaria de jeito nenhum”.