PUBLICIDADE



PLANTãO REGIONAL

SETE LAGOAS

11, Novembro de 2020

ECONOMIA E SEGURANÇA - Prefeitura utiliza tecnologia LED para modernizar iluminação pública de Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas coloca em prática um abrangente projeto de modernização da iluminação pública da cidade. A instalação de luminárias com a tecnologia LED está sendo executada em avenidas e ruas de grande circulação de veículos e pessoas. O principal objetivo é garantir eficiência, segurança e ainda a redução da necessidade de manutenção e de consumo de energia. 

O serviço foi planejado nos primeiros meses da gestão do prefeito Duílio de Castro e está sendo executado seguindo o planejamento previsto no choque de gestão, que prioriza a responsabilidade com as contas municipais. A execução dos trabalhos foi iniciada no mês passado e o projeto é implementado pelo Departamento de Iluminação Pública do Município.

A avenida Marechal Castelo Branco, porta de entrada para quem chega a Sete Lagoas pela BR-040, foi a primeira comtemplada. A via recebeu a moderna iluminação em toda sua extensão, que vai da rodovia federal até a praça José Cirilo Leão, no bairro Henrique Nery, um percurso de aproximadamente 1,5 km. Foram instaladas 256 luminárias de 140 watts de LED que substituíram as lâmpadas de 250 watts de vapor de sódio.

Em seguida, foi a vez da avenida Professor Abeylard, que corta diversos bairros e é a principal ligação entre o centro de Sete Lagoas e a região norte da cidade. Desta vez, foram instaladas 359 luminárias de 140 watts de LED. O serviço também está sendo concluído, nesta quarta-feira, 11, no distrito do Barreiro, onde foram atendidas as ruas Nossa Senhora de Lourdes, Melquides Pereira de Souza, Antônio Tibúrcio Filho e a avenida Minas Gerais, com a instalação de 80 luminárias de 90 watts e outras 64 de 140 watts. “A mudança de potência segue critérios técnicos, de acordo com a realidade de cada via”, explica o gerente de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, Warley Soares.

A avenida Raquel Teixeira Viana também está recebendo nova iluminação. O serviço já foi executado da Praça José Cirilo Leão até o Praça do Maçom, trecho com grande concentração de empresas e rede bancária. Já foram instaladas 36 luminárias de 140 watts e, nesta quinta-feira, 12, será substituída toda iluminação até a praça Martiniano de Carvalho (Praça do Canaan). O Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista é outro foco desta proposta e o serviço já está sendo executado. Até esta terça-feira, 10, já foram instaladas 88 luminárias de 140 watts nos postes mais altos, classificados como nível 3. Outros 40 pontos ainda estão sendo substituídos nesta quarta-feira, 11. 


Com melhor desempenho e durabilidade, o equipamento reduz custos com manutenção a longo prazo para o Município. Além disso, as lâmpadas de LED têm eficiência superior a 30% em relação à tecnologia anterior. As tradicionais lâmpadas de vapor de sódio são caracterizadas pela luz amarelada e a baixa capacidade. 

CIDADE INTELIGENTE
A novas instalações são o início do projeto de situar Sete Lagoas no conceito conhecido como "cidade inteligente", onde a tecnologia está na linha de frente do planejamento sustentável. "Futuramente, o sistema vai identificar imediatamente os pontos com avarias ou poderá, inclusive, reduzir a potência das luminárias em períodos específicos”, esclarece Warley Soares.









Contato

plantaoregional@gmail.com

(31)99986-1038


© 2020 Plantão Regional 24 Horas: Seu portal de notícias 24 Horas