Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Com recursos de R$ 1,6 milhões, Cultura dá início a pagamentos de projetos aprovados na Lei Aldir Blanc

Os sete-lagoanos terão ótimas opções culturais online e gratuitas na última semana do ano. Começaram a ser pagos nesta quinta-feira, 24, os projetos aprovados na Lei Aldir Blanc, por meio de nove editais elaborados pela Secretaria Adjunta de Cultura de Sete Lagoas. Com o dinheiro na conta, além de garantir a renda de Natal dos artistas locais, os aprovados já podem realizar suas apresentações, tendo até o dia 31 de dezembro para fazê-las e mais 60 dias para prestar contas.

No total, mais de 70 projetos envolvendo 500 profissionais do setor (artistas, músicos, espaços culturais e produtores de eventos) receberão R$ 1,6 milhão em recursos destinados pelo Governo Federal por meio da lei. Em novembro foram cinco editais lançados e, em dezembro, mais quatro, abarcando espaços e empresas culturais, artistas, culturas populares, produtores culturais, associações de artesanato, produtores de eventos e grafite.

Segundo o secretário adjunto de Cultura, Marcos Avelar, foi uma válvula de escape para o setor cultural, um dos segmentos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. "Apesar de todos os problemas oriundos da pandemia, esses valores vieram para auxiliar os artistas e ainda toda a cadeia envolvida nos eventos", explica.

Para o músico e produtor cultural Leo Guto, o recurso veio em boa hora. "Foi muito difícil pra gente passar todos esses meses. A Secretaria Adjunta de Cultura agiu de modo a contemplar a maior parte da classe artística. A última etapa, que foi o pagamento, foi mais difícil. Mas gostaria de agradecer demais ao secretário de Administração e Fazenda, Ricardo Moura, que nos recebeu em seu gabinete por duas vezes e deu destinação rápida para grande parte das contas a serem pagas. Isso nos deixa bem tranquilos", finaliza.

Hoje já tem programação cultural beneficiada pela Lei Aldir Blanc: às 20h, a banda Brasil 70 apresenta show acústico com transmissão online pelo canal do jornal Sete Dias no Youtube, abrindo a feira virtual de artesanato de Sete Lagoas: https://www.youtube.com/channel/UCOtSCEFJvjv1cm9_QMQwYdQ

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.