Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

EXCLUSIVO – Mesmo com onda roxa, SL volta à onda amarela e eventos até 100 pessoas são liberados

No mesmo dia em que o governador Romeu Zema criou a Onda Roxa – faixa ainda mais restritiva do Minas Consciente - nesta quarta-feira o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado, também decidiu retornar a microrregião Sete Lagoas para Onda Amarela do plano que tem como objetivo o retorno das atividades econômicas em meio ao enfrentamento a pandemia da Covid-19.

Por ser considerada uma microrregião, Sete Lagoas hoje se encontra onda amarela do plano conforme regulação do governo estadual/Minas Consciente. Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde.

Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%. A fiscalização será feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.  

Agora, é aguardada publicação de mais um decreto pelo prefeito Duílio de Castro regulando atividades e regras de acordo com a onda amarela, visto que a nova decisão do governo estadual passa a valer a partir de sábado (6), sendo reavaliada na próxima semana.

ONDA ROXA

O Governo ciou a onda roxa no Minas Consciente e decretou o fechamento de grande parte das atividades comerciais em duas regiões do estado. O objetivo das medidas é restabelecer, com velocidade, a capacidade de assistência hospitalar do Triângulo Norte e Noroeste.

As 60 cidades que compõem as duas localidades passarão para a onda roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, com toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.

As regras incluem ainda a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

As normas, para as cidades na onda roxa, passam a valer nesta quinta-feira (4/3), após a publicação no Diário Oficial do Estado.

 

MATÉRIA COMPLETA AQUI

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.