Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Anvisa recomenda suspensão de vacinação da Astrazeneca em gestante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu Nota Técnica na noite desta segunda-feira, 10, recomendando a suspensão imediata do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz na imunização contra a Covid-19 em mulheres gestantes.

Segundo a Agência, a orientação é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, definiu ainda na manhã desta segunda-feira, 10, que será iniciado nesta terça-feira, 11, o calendário vacinal do público com comorbidades.

Nesta classificação também estariam as grávidas com algum tipo de doença classificada na lista de prioridades. Porém, diante desta nova orientação de órgão superior da saúde brasileira, fica suspensa até posterior decisão a vacinação das grávidas neste momento.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o cronograma para a vacinação dos seguintes públicos:  portadores de Síndrome de Down e portadores de doença renal crônica que estejam fazendo diálise (a partir de 18 anos de idade); puérperas (até 45 dias pós parto) com comorbidades a partir de 18 anos e portadores de comorbidadades com idade entre 55 e 59 anos.

Além disso, também recebem a vacina nesta terça-feira os idosos a partir de 60 anos que ainda não foram vacinados.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.