Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Segunda dose para idosos que receberam a primeira até dia o 31 de março será nesta quarta-feira

Será retomada nesta quarta-feira, 12, o cronograma de vacinação da 2ª dose contra a Covid-19 da Coronavac, do Instituto Butantan. O público alvo são as pessoas que receberam a 1ª dose até o dia 31 de março. Esse público começou a receber a 2ª dose no dia 27 de abril, mas o cronograma foi suspenso devido à falta de doses que são enviadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo de Minas.

O desabastecimento temporário foi motivado pela nova orientação do Plano Nacional de Imunização, que recomendou a utilização de todas as remessas da Coronavac na aplicação da 1ª dose. Porém, a baixa produção do Butantan prejudicou a formação dos estaques destinados à 2ª dose em todos municípios brasileiros. 

Com a chegada de uma nova remessa da Coronavac, a Prefeitura vai priorizar a conclusão do ciclo já iniciado que contempla idosos acima de 68 anos de idade. Locais: pessoas a pé devem ir à quadra do Colégio Regina Pacis (Praça Tiradentes, Centro). Já o sistema drive-thru será disponibilizado no estacionamento do Unifemm (rua Pedra Grande) e Faculdade Ciências da Vida (av. Prefeito Alberto Moura, 12.632, Bairro das Indústrias, de 09h às 17h. 

Os documentos necessários são comprovante da 1ª dose (Coronavac/Butantan) e cartão SUS ou CPF. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacina em domicílio ligando para o ESF mais próximo. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 190 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

COMORBIDADES
Já nesta terça-feira, 11, foi iniciado o calendário vacinal do público com comorbidades. Nesta classificação também estariam as grávidas com algum tipo de doença classificada na lista de prioridades. Porém, diante da orientação da Anvisa, fica suspensa a vacinação desse público até nova decisão. 

A Prefeitura mantém o cronograma de vacinação de pessoas com Síndrome de Down e com doença renal crônica que estejam fazendo diálise (a partir de 18 anos de idade); puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos e portadores de comorbidadades com idade entre 55 e 59 anos. Também receberam a vacina nesta terça-feira os idosos a partir de 60 anos que ainda não foram vacinados.

ASTRAZENECA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu Nota Técnica na noite desta segunda-feira, 10, recomendando a suspensão imediata do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz na imunização contra a Covid-19 em gestantes. Segundo a Agência, a orientação é que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O uso da vacina em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

 

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.