Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Regionais recebem 308 mil doses de Coronavac até segunda: prioridade é vacinar quem já tomou a primeira dose

Todas as 28 regionais de saúde de Minas Gerais devem receber doses da vacina Coronavac até segunda-feira (17), de acordo com o governo do Estado. Mais de 308 mil unidades do imunizante chegaram na quinta (13) e sexta-feira (14) e serão destinadas exclusivamente ao ajuste do esquema vacinal de quem já tomou a primeira aplicação.

 As remessas com 732.150 unidades das vacinas Coronavac e Astrazeneca começaram a ser realizadas na sexta-feira (14). As entregas foram feitas primeiramente para as regionais Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Itabira, Juiz de Fora, Ponte Nova, São João del Rei e Sete Lagoas. As demais recebem na segunda-feira.

Segundo o Governo de Minas, as regionais receberam os quantitativos de vacinas de acordo com as estimativas populacionais, feitas pelo Ministério da Saúde (MS) dos grupos prioritários de cada município. Cabe a cada cidade buscar as vacinas na respectiva regional.

Belo Horizonte deve ficar com 65.100 doses da Coronavac dessa remessa, conforme previsão divulgada pelo executivo estadual. 

De acordo com o Governo, as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) indicam que os imunizantes desta fase devem ser utilizados da seguinte maneira:

CoronaVac dose 2: ajuste de esquema ou continuidade do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19;

AstraZeneca dose 1: 2% de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

AstraZeneca dose 2: 40% de povos e comunidades quilombolas – referente a pautas do Ministério da Saúde e acerto pendentes; 100% de povos e comunidades ribeirinhas – referente a pautas do Ministério da Saúde e acerto pendentes; 22% de pessoas com 65 a 69 anos de idade; sendo uma parte que completa os esquemas iniciados na pauta 13 (falta ainda o restante desse grupo, que era de 47,04%).

Fonte: Agência Minas/OTempo

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.