Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Sete Lagoas abre semana com ocupação da UTI em 107,3%, seis mortes e 134 novos casos positivos

Sete Lagoas inicia a semana com 18.794 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 134 novos casos positivos desde a última sexta-feira: 71 mulheres e 63 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 1.049 pessoas e 4.645 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 36.363 desde o início da pandemia.

Seis óbitos por complicações da Covid foram confirmados desde a última sexta-feira: no dia 21, uma mulher de 53 anos no Hospital Municipal; dia 22, uma mulher de 59 anos e um homem de 68 anos, ambos na Unimed, dia 23, uma mulher de 59 anos e um homem de 81 anos, ambos na UPA, e hoje pela manhã, um homem de 58 anos, na Unimed. Sete Lagoas chega a 490 óbitos até o momento, 49 pacientes da cidade hospitalizados com resultado positivo, 243 pessoas em isolamento domiciliar e 18.012 pacientes já curados.

Hospitalizados
Hoje são 115 pacientes internados por causas respiratórias na cidade, sendo 59 UTI e 56 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 34 de Sete Lagoas, quatro de Pompéu, três de Papagaios, três de Prudente de Morais, dois de Inhaúma, dois de Caetanópolis, dois de Cachoeira da Prata, dois de Fortuna de Minas, e os demais de Abaeté, Paraopeba, Baldim, Cordisburgo, Felício dos Santos, Santana de Pirapama e Maravilhas. Entre os internados, 87 testaram positivo para Covid, sete tiveram resultado negativo e 21 aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 16 internações, sendo cinco em UTI, das quais três em leitos do SUS. No Hospital Municipal estão 52 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital da Unimed são 29 pacientes internados, sendo 15 em UTI. E na UPA são 18 internados, nove deles em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, está em 107,3%. Se considerarmos apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 97,7%. 

Vacinação
A campanha Vacinação Solidária segue em Sete Lagoas. De forma voluntária, quem se vacina pode doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o dia 6 de abril, quando teve início a campanha, até o último dia 19 de maio, já foram arrecadadas mais de 5,3 toneladas de alimentos. Apoiam a campanha da Prefeitura a CDL Sete Lagoas e o Sicoob Credisete. Hoje se vacinaram com a 2ª dose da Coronavac aqueles que receberam a 1ª dose até o dia 8 de abril. 

A Prefeitura de Sete Lagoas recebeu esta semana a primeira remessa de vacinas da Pfizer e, com isso, poderá contemplar públicos específicos. A principal novidade será a vacinação de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades que não puderam receber a vacina da Astrazeca por orientação do Ministério da Saúde. Esse público será vacinado nesta terça-feira, 25 de maio, de 9h às 16h, em dois locais: drogaria Drogasil (av. Villa Lobos, 622, Jardim Cambuí) e Clínica Inovar (rua Nestor Andrade, 142, Chácara do Paiva). Documentos: relatório médico que comprove a comorbidade, documento que comprove a situação de grávida ou puérpera, comprovante de endereço em nome do interessado, identidade com foto, cartão SUS ou CPF. Nos grupos de comorbidades, os diabéticos e portadores de Hipertensão Arterial Resistente (HAR) com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, poderão apresentar como comprovante a receita médica.

Até esta sexta-feira, 21, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 50.701 pessoas, ou 21% da população. A segunda dose já foi aplicada em 22.756 pessoas (9,4% da população). Um novo quantitativo de doses da vacina deve chegar esta semana a Sete Lagoas e um novo cronograma de vacinação para segunda dose será anunciado nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.