Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Festival Zaca-Ria homenageia Trapalhão e promete espalhar alegria

O Festival Zaca-ria, promovido pelo Expressar, homenagea o artista sete-lagoano Zacaria e vai até o dia 31 de maio, com atrações diversas e gratuitas para todas as idades. Nomes como Dedé Santana, Sérgio Malandro e o diretor de teatro, Gabriel Vilela fizeram parte da programação extensa.

“Somos uma empresa de gestão cultural que visa não só oferecer um serviço, mas cumprir sua missão de levar a arte e valorizar a história e os artistas da sua cidade”, conta Jane Paulino, diretora do Expressar.

O evento promoveu exposição, espetáculos de teatro, stand ups, oficinas artísticas e um musical com bailarinos profissionais e atores profissionais, com canções interpretadas por Josi Lopes e Pedro Morais em homenagem ao trapalhão. As atrações foram selecionadas pelo curador e coreógrafo  Alan Keller. O objetivo é resgatar a história do artista e levar sua alegria para dentro da casa das pessoas. “Zacarias vive, essa é a ideia. A história dele é digna de muito orgulho para todos nós e queremos espalhar toda a arte e humor que ele promovia novamente aos sete-lagoanos.”, conta Alan Keller.

Na última semana,  projeções foram feitas em pontos turísticos tradicionais da cidade com a imagem do Zaca. Segundo Jane, a intenção é resgatar o legado do artista que foi tão importante para a cidade com uma programação multicultural. “Vamos entrar em uma semana muito especial, dentro da programação, temos oficinas e stand-ups para todas as idades. Além de um documentário com a família do Mauro e esse musical que vai fazer história porque está emocionante”, comenta Jane.

Nesta sexta-feira, será exibido ao vivo o espetáculo “Os Saltimbancos”. A montagem mineira do musical infantil já foi vista por mais de 200.000 pessoas. Na manhã de sábado, será realizada a oficina Brincante para toda a família com o Grupo de Teatro Maria Cutia. E ainda no fim de semana, teremos a exibição do Musical Zaca-ria no Canal do Youtube do Expressar. 

Além de toda programação, está sendo promovida uma exposição na orla da Lagoa Paulino, cartão postal de Sete Lagoas. Zaricato reúne dezesseis caricaturas do humorista feitas por cartunistas de todo o mundo. Elas estão expostas em andaimes e quem passar de carro ou a pé na região, pode conferir a exposição.
 
O Festival Zaca-ria é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, em edital proposto pelo Governo de Minas Gerais e conta com gestão e realização do Expressar Dança e Pilates.
 
SERVIÇO
Até 31 de maio
Atrações on-line e gratuitas
Instagram: @festivalexpressar
Inscrições pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/festival-zaca-ria__1215897
Link do Youtube Expressar:
https://www.youtube.com/channel/UC7CYpk8bPjdhjWGcBA6hKtQ