Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Sete Lagoas define cronograma de volta às aulas e bares poderão ficar abertos até 1h, mas com limitações

Conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os dados da pandemia no estado, Sete Lagoas vai para a onda amarela do Minas Consciente. No entanto, o prefeito Duílio de Castro tomou importantes decisões em decreto municipal que será publicado na sexta-feira (9), que coloca limites e define as voltas às aulas na cidade.

Deliberação do Comitê Municipal da Covid-19, dentre as decisões, o retorno às atividades presenciais na educação será a partir do dia 2 de agosto, de forma escalonada e de acordo com protocolos a serem amplamente divulgados.

O cronograma ficou da seguinte forma:

DIA 02/08 - ESCOLAS PARTICULARES
1o. ao 5o. ano - Ensino Médio e Ensino Técnico.

DIA 09/08 - ESCOLAS PARTICULARES
4 e 5 anos de idade, 6o. ao 9o. ano e ensino superior.

DIA 16/08 - ESCOLAS PÚBLICAS
1o. ao 5o. ano, EJA (anos iniciais)
PARTICULARES: 6o. ao 9o. ano

DIA 23/08 - ESCOLAS PÚBLICAS
6o. ao 9o. ano, 4 e 5 anos de idade e EJA (anos finais)

DIA 30/08 - ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES
Pró-Infância (0 a 3 anos de idade)

 

Outra medida está relacionada a eventos e presença de pessoas em bares, restaurantes e similares. Na onda amarela descrita no Minas Consciente, hotéis e atrativos culturais e naturais podem funcionar de 75% dos espaços. Na mesma onda é autorizado evento de até 250 pessoas ou limite de ocupação de 75% do ambiente; a capacidade é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados, e a distância linear, de 1,5 metro. 

No entanto, decreto municipal determina que serão liberadas até 150 pessoas em eventos ou estabelecimentos de entretenimento, com os bares e restaurantes podendo funcionar até 1h, com limitação até 150 pessoas, inclusive eventos. Outras decisões que o decreto vai trazer:  a Serra de Santa Helena será liberada, inclusive para veículos, até 20g, diariamente; jogos de mesa e brinquedos em feiras liberados.

O avanço foi possível devido à queda consistente dos indicadores que medem a situação da pandemia em Minas. A taxa de incidência da doença, que demonstra a circulação do vírus na sociedade, teve queda de 29% na última semana e de 36% nos últimos 14 dias.

A melhora dos indicadores também permitiu a evolução das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte para a onda amarela. Elas se unem à macrorregião Sudeste, que já estava nesta fase nas últimas semanas. Sete Lagoas está nesta faixa.

Seguem na onda vermelha as regiões Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul. No entanto, nenhuma delas possui mais a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (10/7).

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.