Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

VEJA VÍDEO - Confira agenda para castração animal gratuita nos bairros São Francisco e Carmo II por meio do CCZ

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do Centro de Controle das Zoonoses (CCZ) - deu início, na manhã desta quarta-feira, 8 de setembro, ao cronograma de castração de cães e gatos pelo projeto Castramóvel na região dos bairros São Francisco e Carmo II. Nos últimos meses o projeto já passou pelos bairros Itapuã I e II, Alvorada e Planalto com grande retorno para o cidadão.

"Todo bairro que a gente vai temos uma meta a cumprir. No Alvorada, por exemplo, fizemos 20% acima da nossa meta no mês passado e acreditamos que nos bairros São Francisco e Carmo II não será diferente", espera a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira. 

Os procedimentos serão realizados de maneira gratuita na frente da Igreja de São Francisco de Assis somente nos dias 8, 14, 15, 21 e 22 de setembro, no bairro São Francisco, e nos dias 28 e 29 de setembro na Escola Estadual José Evangelista França, R. Alecrim, 329, no bairro Nossa Senhora do Carmo II, sempre de 8h às 16h. O trabalho, porém, começou antes, com equipes da Prefeitura fazendo exames nos animais e orientando os moradores. "Eles vieram até minha casa, me atenderam super bem, fizeram exames e nos falaram dessa campanha, dando dicas. Eu tenho quatro cachorros e todos foram examinados. Foram muito atenciosos", comenta a tutora Gilda Menezes.

castramovel

Unidade terá atendimento nos dias 8, 14, 15, 21 e 22 de setembro e nos dias 28 e 29 será a vez do Carmo II

Os tutores dos animais devem comparecer ao local portando um documento de identidade e comprovante de endereço para a retirada de uma senha. É ministrada uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos. Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa comum que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos dois pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel. 

Para a coordenadora do CCZ, o resultado tem sido positivo. "São bairros carentes em que as pessoas não teriam condições de fazer esse trabalho em clínicas particulares. Então, é muito gratificante levarmos esse serviço gratuito a essas comunidades", completa Patrícia Silveira. "Pra gente que gosta de animais e às vezes não tem uma estrutura financeira boa que possa levar em um veterinário, é muito importante para a população de baixa renda ter esse serviço gratuito", completa a moradora Gilda Menezes.

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, a próxima etapa será entre os dias 5 e 27 de outubro na região dos bairros Manoa e Orozimbo Macedo. Em novembro o Castramóvel estará nos bairros Belo Vale e Jardim dos Pequis. Em dezembro, será a vez dos bairros Santa Luzia, Recando da Serra e Vila dos Ipês. A primeira fase do cronograma termina em janeiro de 2022, no bairro Cidade de Deus. Os locais exatos onde o Castramóvel estará serão divulgados em breve nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.