OPORTUNISMO POLÍTICO – Carol Canabrava trabalha em função de apresentar requerimentos de ações já definidas pelo prefeito
A vereadora Carol Canabrava (Avante), filha do ex-prefeito cassado Ronaldo Canabrava e conhecida por usar a maior parte do fundo eleitoral de seu partido em benefício de sua eleição em 2020, achou que estava reinventando a roda ao ter seu requerimento Nº 3.340/2021 reprovado pela maioria dos vereadores, durante Reunião Ordinária desta quarta-feira, 3 de novembro, na Câmara Municipal de Sete Lagoas. O requerimento sugeria que fosse enviada correspondência ao prefeito Duílio de Castro solicitando que a devolução de parte do duodécimo da Câmara Municipal ao Executivo, no final do ano, fosse destinada ao pagamento de parte dos acertos de servidores e ex-servidores municipais.
Sempre que sobra algum recurso dos valores a que a Casa Legislativa tem direito, atualmente em 6% da arrecadação municipal, ele é devolvido ao caixa do Município no final do ano ou no início do ano seguinte. Como o valor vai para o caixa único, cabe ao Executivo definir sua destinação. Vale lembrar que, em gestões passadas, a verba costumava ser usada para o pagamento de parte dos salários atrasados ou do 13º salário dos servidores municipais, fantasma que não existe mais há três anos, desde que Duílio de Castro assumiu a Prefeitura.
Hipocrisia
"Não temos que buscar paternidade, temos é que apoiar o trabalho do colega", lamentou Carol Canabrava. Porém, a parlamentar "se esqueceu" que a proposta foi dada, inicialmente, pelo vereador Janderson Avelar (MDB), durante reunião ordinária do dia 17 de agosto. "Peço à mesa que analise com compreensão se já temos dinheiro em caixa para devolver ao Município nesse ato, não esperar juntar muito. Se tiver, que já o devolva para ajudar ao Município a quitar esses acertos. Podemos e devemos ajudar o Município no que precisar", pediu Janderson, na ocasião. Ou seja: a vereadora pede aos demais edis que tenham por ela o que ela não teve pelo colega.
Veja vídeo:
Caio Valace não se fez de rogado e acusou o ato de Carol Canabrava de "um flagrante oportunismo político". "A vereadora pede algo que já estava sugerido pelo grupo e o prefeito já havia decidido usar esse recurso para esses pagamentos. Duílio está corrigindo uma grande injustiça pagando os acertos de gestões anteriores, inclusive de gestões que Vossa Excelência apoiava", disse Caio Valace, lembrando que Carol Canabrava apoiou a gestão do ex-prefeito Márcio Reinaldo, que deixou além de acertos, salários e 13º atrasados em 2016, sendo inclusive sua candidata a vice naquelas eleições. "Esse recurso só está sendo economizado porque nossa Mesa Diretora é honesta e faz um trabalho eficiente", completou Caio.
Café requentado
Não é a primeira vez que a vereadora Carol Canabrava "pega carona" em projetos de competência do Executivo Municipal. Ao saber que a Secretaria Municipal de Saúde faria adesão à vacinação solidária, uma sugestão da CDL e da ACI já realizada em outros municípios, a parlamentar tratou de apresentar requerimento solicitando a campanha. Outro requerimento de autoria da Carol sobre o processo do Córrego dos Tropeiros já estava em fase de resolução pelo Município desde abril. Agora, ao tomar ciência da devolução de parte do duodécimo, a vereadora tratou de "passar o carro na frente dos bois" mais uma vez, querendo assumir a maternidade por ações do Executivo. Resta saber agora qual próxima ação da Prefeitura será tema para que Carol Canabrava apresente requerimento de algo que já vai acontecer. Filho bonito, todo mundo quer ser pai (ou mãe).
Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.