Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

TRÂNSITO MELHOR - Prefeitura de Sete Lagoas retoma mais obras viárias pela cidade

As intervenções são importantes para a melhoria do fluxo de veículos no município.

Aos poucos Sete Lagoas volta a ser um canteiro de obras. Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem e pavimentação em ruas dos bairros CDI II, Interlagos, Aeroporto, Centro, Jardim Europa, Jardim Amélia e Nossa Senhora das Graças, instalação de placas de energia solar em escolas municipais, reformas do Casarão Nhô Quin Drummond, do Campo do Montreal, das praças do CAT e Geni Raposo, além dos novos canil e parquinho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Isso sem falar no alargamento de pistas com drenagem pluvial e nova pavimentação de duas importantes avenidas da cidade: Marechal Castelo Branco e Prefeito Alberto Moura. Essas são algumas das principais obras que a Prefeitura de Sete Lagoas retoma ou mantém em andamento neste início de ano.

Os alagamentos estão com os dias contados nas ruas Paranaguá e Nair Miranda Cisalpino, ambas no bairro Interlagos, e também na rua Myralda Elisa de Faria Roque, no bairro CDI II. Os serviços de pavimentação, sarjeta, instalação de meio fios, drenagem pluvial e bocas de lobo estão quase no fim. Serviços semelhantes também seguem sendo executados nas ruas Emanuel Lanza (Aeroporto), General Carneiro (Nossa Senhora das Graças), Enóe Lanza Campos (Jardim Europa) e Joaquim Madaleno (Jardim Amélia).

Na Av. Prefeito Alberto Moura, a Prefeitura realiza a ampliação da faixa nos dois sentidos e o recapeamento de um trecho da Av. Prefeito Alberto Moura, entre a Vibra Alimentos e a Escola Técnica de Sete Lagoas, no bairro CDI. "É um importante entroncamento logístico que transporta grande parte da nossa produção industrial e, em breve, terá uma pista alargada e com novo asfalto", comenta o prefeito Duílio de Castro.

Nesta terça-feira, 17, o prefeito fiscalizou outra importante obra: a nova pavimentação da rua Joaquim Madaleno, no trecho que interliga a rua Policena Mascarenhas e Av. Dr. Renato Azeredo, no bairro Chácara do Paiva. "A rua estava bastante deteriorada e é um importante elo viário para quem sai da Av. Renato Azeredo e precisa virar na Policena Mascarenhas ou pegar a rua Equador, sentido região indutrial. Agora está toda reformada, com asfalto novo! Seguimos trabalhando muito e os resultados não param de acontecer", comemora o prefeito.

Av. Renato Azeredo
Em breve terá início a segunda fase das obras de pavimentação e duplicação de um grande trecho da avenida Doutor Renato Azeredo, uma das mais importantes de Sete Lagoas. O projeto da Prefeitura garantirá mais segurança para quem passa pelo trecho e ainda vai acabar com gargalos que dificultam o tráfego de veículos. As obras ocorrem desde a rotatória da avenida Tunico Reis, próximo à escola Sinhá Andrade e ao Assaí Atacadista, no bairro Jardim Amélia, até a ponte da rua Sítio da Abadia, no bairro Vapabuçú. "Uma obra de extrema importância para nossa cidade, um sonho de mais de 50 anos", comenta Duílio de Castro. A nova pista terá 1,2 km e será importante para o escoamento da produção do distrito industrial e ainda facilitará a mobilidade urbana entre bairros de grande densidade populacional. Em outro trecho da avenida, em frente à rodoviária, foi iniciada na semana passada a fresagem asfáltica entre as ruas Coronel Américo Teixeira Guimarães e Doutor Sebastião Mascarenhas.

Praças e campos
O bairro Montreal também vem sendo contemplado. Por meio de mais uma parceria público-privada, a praça do bairro, que fica ao lado do campo de futebol (estádio José Miguel Marques), foi totalmente revitalizada e transformada em um completo espaço de convivência, no ano passado. Agora é o campo que, em breve, será entregue à comunidade. No mês passado a grama começou a ser instalada no local, que já conta com novos vestiários, novas arquibancadas atrás do gol, à direita da cabine de imprensa, além de novo cercamento e iluminação.

E por falar em praça, os sete-lagoanos em breve contarão com quatro espaços para esse tipo de convivência revitalizados. A Codesel concluiu recentemente a reforma do local conhecido como "Praça do Ficus", ao lado do Terminal Urbano, que por anos servia de estacionamento para carretos. O local ganhou nova pintura, bancos e mesas. No bairro Santa Luzia, a tradicional praça Geni Raposo é outra que está com as obras em fase final de conclusão, também a cargo da Codesel.

Turismo
As parcerias público-privadas por meio do Programa Municipal de Adoção de Praças segue um sucesso. Depois da Praça Barão do Rio Branco, agora é a vez da rotatória ao lado do Shopping Sete Lagoas, que foi recentemente adotada pelo mall e também contará com paisagismo, bancos e mesas, e a Praça do CAT, adotada pelas Lojas Planeta. Desde a semana passada as máquinas, areia e cimento fazem parte da paisagem. Um transtorno passageiro para um benefício permanente, que é receber da melhor maneira o público sete-lagoano e turistas.

E quem passa pela orla da Lagoa Paulino nas últimas semanas vê uma movimentação diferente onde antes ficava a fonte. Uma equipe trabalha diariamente na instalação de uma nova fonte luminosa e também na base de sustentação de um letreiro com a marca oficial da cidade. A expectativa é de conclusão das atividades ainda neste semestre. O local será um importante ponto turístico e ideal para ótimas fotos com a Serra de Santa Helena ao fundo.

Saúde
Em breve toda a população da região do bairro Várzea será beneficiada com mais uma unidade de saúde da Prefeitura de Sete Lagoas. Já está em andamento a reforma e ampliação do Centro de Saúde do bairro, que ficava na rua Manoel Correa da Cunha. A unidade foi fechada por gestões anteriores há mais de três anos. "É uma obra muito importante e, com certeza, vai trazer mais qualidade e prestação de serviço para a comunidade. Essa é mais uma das unidades que vamos reformar, como já fizemos com pelo menos outras sete unidades de saúde nos últimos dois anos e seguiremos fazendo com outras", lembra o prefeito Duílio de Castro. Mais do que uma reforma, os serviços prestados pela unidade também serão ampliados, com aproximadamente 30 profissionais atuando pela saúde da população.

Próximas obras
De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio Garcia Maciel, com o fim do período chuvoso Sete Lagoas volta a ser um canteiro de obras. "Estamos com várias obras em andamento, de pavimentação, em vários bairros. A Av. Marechal Castelo Branco, com mais complexidade, envolve o plantio de grama e jardinagem. Já na Av. Perimetral, próximo à Escola Técnica, tivemos que refazer o processo, chamando a segunda colocada para concluir os trabalhos. Não posso me esquecer da operação tapa buracos, que segue com muita intensidade por toda a cidade. Teremos ainda o calçamento de várias ruas no Cidade de Deus e Alvorada. No Interlagos, estamos terminando a drenagem na rua Paranaguá para prosseguir a pavimentação e também queremos iniciar, em parceria com uma CBI Construtora, a Av. do Contorno, que divide os bairros Interlagos I e II, ainda este ano", afirma o secretário.