Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

TRÂNSITO - Campanha Maio Amarelo realiza ação de grande impacto na região central da cidade

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Seltrans), Guarda Civil Municipal (GCM) e SAMU – fez parte de uma impactante ação promovida pela Polícia Militar, no Centro de Sete Lagoas, na tarde desta quinta-feira, 19. A blitz educativa teve um cenário realista e faz parte da programação da campanha Maio Amarelo que, este ano, tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.



A blitz reuniu um grande aparato em um horário de grande fluxo de veículos na orla da Lagoa Paulino, em frente ao CAT-JK. Além de um grande número de viaturas, a ação também colocou no local um veículo que foi totalmente destruído em um grave acidente. Material educativo foi distribuído para quem passava no trecho. “Tudo isso é para despertar a atenção dos motoristas. Neste mês, trabalhamos muito com a educação de trânsito. Só com mais respeito e paciência teremos um trânsito mais humanizado”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

A união de diversos órgãos das áreas de segurança, trânsito e saúde tem o objetivo de mobilizar, conscientizar e, consequentemente preservar a vida. Regras básicas de trânsito fortalecem este objetivo. “Normas básicas do nosso Código de Trânsito garantem a segurança de todos. Não ultrapasse em faixa dupla contínua amarela, não beba e depois dirija, não ultrapasse onde existem veículos transitando em sentido oposto, use cinto de segurança e, principalmente, seja educado e cortês ao dirigir”, aconselha o Tenente Denis Martins, comandante da unidade regional da Polícia Militar Rodoviária.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seltrans) continua com atividades da campanha Maio Amarelo em diversos locais para públicos diferentes. O objetivo é levar a mensagem para crianças, jovens, adultos e idosos. “Já realizamos várias ações públicas e educativas. Ainda estão previstas várias outras como estacionamento com cadeiras de roda, programa Auto Escola Mais para conscientizar futuros motoristas e ainda o projeto Multa Legal, que leva a educação no trânsito para dentro da escolas”, detalha Daniela Maia, coordenadora do departamento de Educação no Trânsito da Seltrans.

MAIO AMARELO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.