Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

CONFIRMADOS dois casos positivos de varíola dos macacos em Sete Lagoas

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas recebeu nesta quarta-feira, 6, o resultado laboratorial positivo para os dois casos suspeitos de monkeypox (varíola símia, ou varíola do macaco, como vem sendo chamada a doença) notificados no último fim de semana. Os exames foram realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte. 

Os pacientes estão sendo acompanhados por infectologista da Secretaria Municipal de Saúde. São duas pessoas de 34 e 46 anos com histórico recente de viagem para a cidade de São Paulo. Eles passaram por completa avaliação médica e não houve necessidade de internação e, por isso, foi indicado apenas o isolamento domiciliar.

O último monitoramento realizado por contato telefônico, foi identificado que um dos pacientes já não apresenta sinais sugestivos da infecção.
O segundo paciente está em fase final de recuperação, apresentando com boa progressão do caso. Ambos estão bem. 

SINTOMAS
Considera-se um caso suspeito pessoa de qualquer idade que apresente início súbito de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos) e erupção cutânea aguda do tipo papulovesicular de progressão uniforme. É fundamental uma investigação clínica e laboratorial no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, que incluem: varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, chikungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancroide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso e reação alérgica. 

Em caso de apresentar sintomas, uma unidade de saúde da Atenção Primária (Centro de Saúde, ESF ou UBS) deve ser procurada imediatamente para realização de diagnóstico de tratamento e também notificação perante a Secretaria Estadual de Saúde. Informações podem ser obtidas no setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (31) 3773-3042.

TRANSMISSÃO
- A transmissão se dá pelo contato com pessoa ou material contaminado;
- A transmissão pode ser por sangue, saliva, fluido corporal, lesão de pele e mucosa, beijos, abraços, relações sexuais;
- Evitar contato com qualquer material como roupa de cama e talheres que tenham sido utilizados pela pessoa doente;
-Manter Isolamento, não sair de casa, exceto para urgências e emergências.

PREVENÇÃO
- Limpe e desinfete rotineiramente superfícies e itens comumente tocados como balcões e corrimãos;
- Use máscara;
- Higienize frequentemente as mãos;
- Se possível, use banheiro separado;
- Higienize o ambiente que você está isolado, não deixando outra pessoa limpar, para evitar o contágio.

NO BRASIL
O última balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira, 5,  confirmou 80 casos de monkeypox – ou varíola dos macacos – no Brasil. Desse total foram registrados um caso no Distrito Federal, três em Minas Gerais, dois no Rio Grande Sul, um no Paraná, 52 em São Paulo, 18 no Rio de Janeiro, dois no Ceará e um no Rio Grande do Norte.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.