Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

RADARES NA ÁREA - Seltrans anuncia instalação de radares e portais de fiscalização em breve

Motoristas que trafegam pelas principais vias de Sete Lagoas devem ficar atentos nos próximos dias. No início de julho foi concluído o Processo Licitatório N.º 076/2022, na modalidade Pregão Eletrônico N.º 029/2022, que culminou no Contrato Administrativo NLC N.º 078/2022 junto à empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A, para a instalação de redutores de velocidade no município.

Os equipamentos detectam, medem e registram infrações de trânsito como avanço de semáforo, excesso de velocidade e ainda parada sobre a faixa de pedestres (radares), além de registro automático de imagens e de dados (portais de fiscalização).

A ordem de serviço para início da prestação de serviços já foi emitida e a empresa possui prazo de 30 dias para apresentação do cronograma de execução. "Ainda não temos previsão para o início da operação dos equipamentos, já que alguns procedimentos legais devem ser seguidos após a instalação, como por exemplo aguardar a aferição do InMetro ou entidade por ele credenciada", afirma o secretário municipal de Trânsito e Transporte (Seltrans), Wagner Oliveira.

Segurança
Os aparelhos visam inibir os excessos de velocidade e garantir a segurança viária, reduzindo assim os prejuízos humanos e financeiros decorrentes dos acidentes de trânsito ocasionados pelo desrespeito às velocidades regulamentadas e ao sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. "Além disso, com a utilização de sistemas inteligentes nas vias de monitoramento por meio de portais de fiscalização, conectados em tempo real a uma Central de Monitoramento/Processamento, a ação delituosa será inibida, proporcionando flagrantes, identificação de infratores, suporte ao atendimento de emergência e facilitando ações ostensivas em todos os níveis de segurança pública", explica a engenheira de Trânsito da Seltrans, Thais Moreira.

Locais
Os locais onde serão instalados os equipamentos serão divulgados em breve para conhecimento da população e dos condutores, sendo que, numa primeira fase, serão mantidos de forma prioritária os mesmos locais onde já existiam equipamentos, com alguns acréscimos onde mais se tem verificado infração à legislação de trânsito e ocorrência de acidentes. Também será realizada campanha de conscientização de forma educativa anterior ao funcionamento dos aparelhos, com divulgação nas redes sociais e instalação de faixas nos locais.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.