DIA D - Prefeitura de Sete Lagoas realiza Dia D de combate ao mosquito da Dengue neste sábado
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do Centro de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde – realiza no próximo sábado, 15 de abril, de 8h às 12h30, no Terminal Urbano do Transporte Coletivo, o Dia D de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. No mesmo dia, mutirão de limpeza será promovido de maneira simultânea em vários bairros de Sete Lagoas.
O Dia D será coordenado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica em uma estrutura especial no Terminal Urbano (foto acima). Estandes, brincadeiras lúdicas com brindes, distribuição de material informativo e blitz educativa nos semáforos próximos fazem parte da programação. “Uma ação que serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Precisamos do envolvimento de todos para vencer esta guerra que está no seu momento mais crítico”, destaca Maria Tereza Rodrigues, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
MUTIRÃO I
Para marcar a data, um mutirão especial será realizado em bairros de todas as 14 regiões da cidade onde a Vigilância Epidemiológica atua, são eles: São Francisco, Manoa, Santa Luzia, Recanto da Serra, Henrique Nery, Ouro Branco, Padre Teodoro, Santa Rosa, São Cristóvão II, Santo Antônio, São Jorge, Itapuã, Vila Brasil, Vapabuçu, Aeroporto Industrial, Funcionários, Nova Cidade, Jardim dos Pequis, Luxemburgo, Kwait, Jardim Primavera I, Monte Carlo, Montreal II, Dona Silvia e Bouganville I. “O mutirão é uma estratégia que surte efeito imediato no combate ao mosquito. Precisamos que o cidadão coopere com as equipes retirando material inservível e permitindo que os agentes vistoriem o imóvel”, explica Adriano Souza, do Centro de Controle das Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde.
BALANÇO
O Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 10 de abril, o balanço de controle da Dengue, Chikungunya e Zika em Sete Lagoas. Já foram notificados 2.245 casos da Dengue na cidade desde o início do ano, com 32 casos confirmados. De Chikungunya foram 252 notificações e 57 confirmados e de Zika foram 3 notificações e nenhuma confirmação. A incidência é considerada alta e, por isso, a situação é de alerta.
Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue
- Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do Aedes Aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas, etc.
- O perigo maior é em casa. Calcula-se que mais de 90% dos focos do mosquito sejam domésticos. Velas de citronela ou andiroba e repelentes são paliativos: não eliminam o mosquito, apenas o mantêm distante por algum tempo. As velas têm raio de alcance restrito. Os repelentes possuem duração de proteção limitada.
- Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
- Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.