Sete Lagoas está de volta como referência nos grandes eventos de gado leiteiro
Vai até o dia 13 de agosto a terceira edição do Lagoas do Leite, evento que reúne os principais produtores de gado Gir e Girolando leiteiro de Minas Gerais e até do Brasil. Todos estão em Sete Lagoas, junto com os maiores criadores locais para a o evento que já coloca novo o Parque de Exposições JK e o município no circuito dos grandes eventos de gado leiteiro.
E o evento voltou batendo recordes: na categoria Vaca Adulta (acima de 48 meses), a Jangadeiros Dardo do Fundo tornou-se a campeã do torneio leiteiro, com a produção total de 211.920 litros de leite em quatro dias, com a espetacular média de 70.640 litros ao dia e com o impressionante pico de 81.030 litros produzidos em apenas um dia, batendo o recorde médio registrado Mega Leite, realizado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, um dos principais do Brasil.
O Lagoas do Leite tem na comissão organizadora os empresários e criadores Rodrigo Nogueira e Luciano Nogueira, além do apoio do Sindicato Rural de Sete Lagoas. Para receber o Lagoas do Leite, a comissão liderou um projeto de reforma na parte elétrica, hidráulica e pintura dos galpões do Parque JK, através do apoio de diversos empresários da cidade e região.
"Essa união em torno da conservação e melhoria do Parque de Exposições é muito importante para toda cidade, não só para os criadores. É o principal espaço de Sete Lagoas e aos poucos vamos prepará-lo para que fique ainda melhor e mais atrativo para receber eventos agropecuários e de entretenimento, de pequeno e grande porte", explica Rodrigo Nogueira.
O último evento de gado leiteiro realizado no Parque JK foi a segunda edição do Lagoas do Leite, em 2016. Depois, as edições da Exposete que foram realizadas tiveram como atração apenas shows e outros entretenimentos.
"Estiveram presentes animais premiados, de grande valor para a genética bovina. Teremos certamente uma das maiores exposições de gado leiteiro do Interior de Minas, tanto em quantidade quanto em qualidade dos animais", completa Luciano Nogueira.
O melhoramento genético bovino é um processo contínuo de seleção e de reprodução dos animais com as características desejadas para um determinado objetivo, neste caso a produção de leite, a fim de melhorar a qualidade da próxima geração e tornar a produção mais eficiente e lucrativa.
Os organizadores esperam receber em média 2 mil pessoas por dia. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O acesso será exclusivamente pela entrada na Avenida Perimetral, ao lado do Mart Minas.
Programação
Quinta-feira, 10/08
10h - Abertura oficial
13h - Palestra "Melhoramento Genético do Zebuino Leiteiro", com Rafaela Vizoná, Mestre em Melhoramento Genético e Coordenador do PMGZ Leite
13h30 - Palestra "Oportunidades Financeiras", com Mayra Dumbá de Castro Monteiro, Engenheira Agrônoma e responsável pelo fomento do crédito rural do Sicoob Credisete
14h - Palestra "Segurança no Campo" - pelo SENAR
15h - Premiação Torneio Leiteiro Raça GIR
16h - Julgamento Macho CCG 3/4, Macho Girolando PS "5/8" e Macho Gir Leiteiro
18h - Happy Hour com show dá dupla Túlio e Willian
Sexta-feira, 11/08
8h - Palestra "Aposentadoria Rural", SENAR
09h - Julgamento Fêmeas CCG 3/4 e Girolando e Fêmeas Gir Leiteiro
11h - Entrega de homenagens
13h - Julgamento Fêmeas jovens CCG 1/2 sangue e CCG 1/4 e Fêmeas Jovens Gir Leiteiro 18h Happy Hour com show da dupla
Vítor e Fabiano
19h - Leilão Lagoas do Leite no restaurante Raça Brava, com transmissão ao vivo
Sábado 12/08
08 às 20h - Prova de Ranch Sorting, Cavalo Quarto de Milha
10h - Julgamento fêmeas CCG 1/4, fêmeas CCG 1/2 sangue, Gir Leiteiro, progênies e vacas adultas e Final do julgamento fêmeas Gir Leiteiro, grandes campeonatos
18h - Happy Hour com show do cantor João Mariz
Domingo 13/08
06 às 16h - Retirada dos animais
11h - Música ao vivo com Sertanejo Classe A e almoço dos Pais