VEJA VÍDEO - Mutirão de Empregos da Prefeitura, Câmara e CriaRH foi sucesso e recebeu mais de 1.500 candidatos
13 empresas ofereceram mais de 200 vagas para início imediato, além de cadastro de currículo
Ciro Dunkan de Oliveira saiu cedo do bairro Padre Teodoro e foi até a Câmara Municipal na última quinta-feira, 2 de maio. Conversou com pelo menos oito empresas diferentes e saiu confiante. Vindo de Três Corações, sul de Minas, mora há quatro meses em Sete Lagoas e, desde então, busca uma oportunidade profissional. Ele foi um dos mais de 1500 candidatos que participaram do Mutirão de Empregos, uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas, a Câmara Municipal e a Associação CriaRH, composta por profissionais de Recursos Humanos de várias empresas da cidade. "Eu gostei muito porque aqui você fala direto com os funcionários das empresas e faz uma breve entrevista. Achei bem produtiva. Hoje mesmo falei com umas oito empresas. Os funcionários das empresas são bem atenciosos, fazem perguntas pontuais, são muito prestativos", elogiou Ciro.
O mutirão de empregos foi motivado por meio de um requerimento do vereador Janderson Avelar e ofereceu mais de 200 vagas para início imediato, além de cadastro de currículos. De acordo com a diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal, Priscila Horta, vários serviços foram prestados aos candidatos durante o mutirão. "Conseguimos ajudar muitas pessoas, confeccionar currículos para os que não tinha, tirar cópias e encaminhá-los para as vagas disponíveis. Foi uma parceria muito inteligente entre o Executivo, o Legislativo e o grupo de RH. Ficamos muito felizes", lembrou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz, lembrou que, de 2021 a 2023 Sete Lagoas criou 3.388 novas empresas. "São mais de mil empresas criadas por ano, gerando aqui emprego e renda, por meio da parceria com a Prefeitura e a Sala Mineira do Empreendedor. Além disso, nos últimos 12 meses a cidade tem um saldo positivo de mais de 1.500 empregos gerados com carteira assinada, segundo o Caged. Somos aderentes à Lei de Liberdade Econômica, do Minas Livre Para Crescer e trazemos um ambiente de negócios cada vez mais propício e desburocratizado para as empresas que querem aqui se estabelecer. Portanto, parabéns a todos os envolvidos nesse mutirão. As pessoas provam que querem trabalhar e esse encontro de interesses entre quem quer trabalhar e quem quer contratar é altamente positivo", afirmou.
No total, 13 empresas participaram desse primeiro mutirão e a expectativa, agora, é de realizar outras edições do evento, considerado um sucesso também pelas empresas. "Achamos essa iniciativa muito interessante e podermos fazer mais vezes, pois vimos o resultado. Hoje a dor de todo empresário é a busca de profissionais. Temos pessoas pouco qualificadas em busca de emprego e as empresas que buscam profissionais. Além da questão da qualificação, muitas pessoas não sabem o que querem. Então, entram e saem. A permanência dos profissionais nas empresas também traz muitas dificuldades para o empresário e os interessados reconheceram essa necessidade de se qualificar mais. Então essa iniciativa foi super válida", revelou a psicóloga Ana Célia de Almeida Cardoso, da Âncora Consultoria e Treinamento e uma das fundadoras da Associação CriaRH.
Participaram do mutirão as empresas Âncora Consultoria, ASK do Brasil, AVG Siderurgia, Bombril, Cedro Têxtil, Hospital Nossa Senhora das Graças, Itambé, Maxion Montich, Multitécnica, OMR Componentes Automotivos, Pepsico, ProAtiva Call Center e Trevo Alimentos. Apesar de ter durado apenas um dia, o mutirão gera expectativas para os candidatos nas próximas semanas, já que as empresas farão agora as análises dos currículos e chamarão os interessados para novas rodadas de entrevistas ou até mesmo a tão sonhada ligação que vai confirmar a contratação. E que venham os próximos mutirões de emprego.