Detentos incendeiam colchões no Ceresp Betim
A direção do Ceresp Betim instaurou um procedimento interno para apurar
Na tarde desta terça-feira (28 de abril), detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, incendiaram pedaços de colchões. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o incidente não configurou motim e que não houve feridos.
Em nota, a Sejusp destacou que os policiais penais agiram imediatamente após os detentos lançarem os pedaços de colchões em chamas em uma das alas da unidade, controlando o fogo rapidamente.
A direção do Ceresp Betim instaurou um procedimento interno para apurar as responsabilidades, motivações e possíveis danos ao patrimônio. "A unidade segue sua rotina normal", afirmou a Sejusp, acrescentando que os envolvidos poderão sofrer sanções administrativas ao final das investigações.
A Sejusp classificou o ocorrido como "subversão da ordem", uma situação onde o controle da unidade é mantido pelos policiais penais e os eventos são controlados rapidamente. A Sejusp explicou que um motim ocorre quando a situação sai do controle e os presos saem das celas e tomam o pátio. Já uma rebelião envolve reféns, pessoas feridas e confrontos com os policiais penais ou forças de segurança.
Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.