Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL - Dificuldades na emissão da nova carteira de identidade em Minas Gerais persistem

Problema vem desde dezembro de 2023, quando novo modelo passou a ser emitido gratuitamente

Moradores de Minas Gerais continuam enfrentando problemas na emissão da nova carteira de identidade nacional nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado. Desde dezembro do ano passado, quando a primeira via do novo modelo passou a ser emitida gratuitamente, a redação tem recebido diversas reclamações sobre dificuldades nos canais de agendamento do governo estadual.

Nas últimas semanas, o tema ganhou destaque nas redes sociais com novos relatos de insatisfação. Marina, que preferiu não revelar o sobrenome, é um dos muitos cidadãos afetados. Ela enfrenta dificuldades para emitir o documento para seu filho e afirma: “Estou tentando agendar a carteira de identidade do meu filho e está impossível. Entro no sistema e nunca há horários disponíveis. O sistema diz que os agendamentos começam às 7h, mas, às 7h02, já não há mais vagas. Conversei com várias pessoas com o mesmo problema; estão gastando meses tentando e eu preciso urgentemente de um documento com foto para meu filho.”

Ângela Márcia, residente em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, também relatou seu desespero. “Fiquei quase um mês acordada durante a madrugada tentando agendar o novo RG. Sempre entrava às 00h, mas o sistema estava fechado. Quando apareciam as vagas, estavam todas preenchidas em segundos. Tentei até em outras cidades e não consegui,” contou.

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas afirmou em nota que são liberadas diariamente 6.000 vagas para agendamentos, mas admite que a alta demanda tem feito com que essas vagas se esgotem rapidamente. A secretaria ainda informou que está trabalhando em parceria com a Polícia Civil para ampliar o atendimento e que as vagas são disponibilizadas a partir das 7h da manhã, sem necessidade de acessos durante a madrugada.

O prazo de agendamento é de 10 dias, mas pode ser antecipado caso haja disponibilidade de vagas. Para aqueles que necessitam do documento com urgência, a orientação é enviar uma comprovação através do Fale Conosco na página do governo de Minas, informando a razão da demanda emergencial.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.