Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Iveco Group investirá R$ 6 bilhões e criará 145 novos empregos em Sete Lagoas

A previsão é que a produção de veículos pesados mais que dobre em relação a 2023

Com uma perspectiva otimista para 2024 e 2025, o Iveco Group, conglomerado que inclui as marcas Iveco, Iveco Bus, Heuliez, Iveco Capital, FPT, IDV, Astra e Magirus, está preparando um investimento significativo na expansão de suas operações no Brasil. A planta da empresa em Sete Lagoas, localizada na região Central de Minas Gerais, será o centro das novas iniciativas, com a adição de 145 novos postos de trabalho até o final deste ano.

De acordo com George Ferreira, diretor de compras para a América Latina do Iveco Group, a previsão é que a produção de veículos pesados mais que dobre em relação a 2023. "Vamos utilizar todas as formas possíveis de modelos de contratação para dar sustentação a esse crescimento", afirma Ferreira. Interessados em se candidatar podem fazê-lo através da página do Iveco Group no LinkedIn.

O aumento da produção e das contratações está alinhado com os esforços do Iveco Group para fortalecer a regionalização. Em 2023, a empresa alcançou uma participação de cerca de 9,6% no mercado brasileiro e visa superar a marca de 10% nos próximos anos. Parte desse crescimento será impulsionado pela ampliação da base de fornecedores regionais, com aproximadamente 70% dos fornecedores localizados na América Latina e 25% em Minas Gerais. Ferreira destaca que a empresa pretende aumentar o volume de conteúdo regional em cerca de 5% no ano que vem e está ativamente buscando atrair fornecedores internacionais para a região.

Além do investimento em Sete Lagoas, o Iveco Group firmou contratos significativos com o governo federal brasileiro, incluindo a entrega de 7,1 mil ônibus escolares para o programa Caminhos da Escola e um acordo bilionário com o Exército para fornecimento de veículos ao longo de uma década. Esses contratos reforçam o otimismo da empresa em relação ao futuro.

Na Argentina, outro mercado importante para o Iveco Group, a demanda também está em alta. Após ajustes macroeconômicos, os clientes estão voltando a adquirir produtos, resultando na redução dos estoques tanto nas concessionárias quanto na produção. Com isso, as férias coletivas na fábrica de Córdoba foram remanejadas para janeiro e fevereiro, embora ainda não haja previsão semelhante para as operações no Brasil.

O grupo anunciou também um investimento de R$ 6 bilhões para a compra de componentes em 2024, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Este valor será distribuído entre fornecedores brasileiros, argentinos, europeus e asiáticos, com uma ênfase crescente em aumentar o conteúdo local.

Ferreira destaca que o esforço de nacionalização, conhecido como ‘mineirização’, inclui viagens internacionais para atrair fornecedores para as cidades onde o grupo possui unidades produtivas. "Fizemos missões na Itália, na Índia e na Ásia para trazer fornecedores globais para perto de nossas plantas, aumentando ainda mais o conteúdo regional", explica.

Para 2025, a previsão é de que o investimento em compras aumente ainda mais, com uma expectativa de crescimento de 10% a 15%, dependendo das condições econômicas, incluindo possíveis ajustes relacionados à inflação. O objetivo final do Iveco Group é alcançar 10% de participação no mercado de caminhões no Brasil.

Com esses esforços, o Iveco Group está não apenas ampliando sua capacidade produtiva, mas também promovendo o desenvolvimento econômico e a criação de empregos na região, impactando positivamente Sete Lagoas e seus arredores.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.