Comissão fortalece ações pela saúde do trabalhador na Prefeitura de Sete Lagoas
O encontro foi aberto pelo prefeito Duílio de Castro e busca o bem-estar dos servidores
A cada mês, acidentes de trabalho ou problemas relacionados à saúde mental provocam o afastamento de milhares de trabalhadores de suas atividades laborais. Muitas vezes, a falta de assistência profissional ou mínimo apoio do empregador complicam ainda mais tais situações. Por isso, uma Comissão Permanente de Saúde dos Trabalhadores foi instituída para atuar em todas as secretarias municipais da Prefeitura de Sete Lagoas, SAAE, Codesel e Fumep.
A comissão tem por finalidade minimizar no funcionalismo os impactos de forma direta e indireta, dos problemas de relacionamento interpessoais, licenças médicas, faltas ao trabalho e danos ao erário causados pelas questões de saúde mental, dependência química e alcoolismo.
A comissão tem formação interdisciplinar e foi apresentada em reunião com lideranças de todos os setores na administração realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro. O encontro foi aberto pelo prefeito Duílio de Castro e contou com palestras de Rafael Olavo de Carvalho, secretário municipal de Administração e Tecnologia da Informação, Sérgio José Moreira Diniz, superintendente geral de Gestão Integrada de Pessoas e presidente da Comissão, Paulo César Dumont, gerente de Medicina e Segurança do Trabalho- SESMET, João Batista, técnico de Segurança do Trabalho, Isabela Oliveira, superintendente de Rede Ambulatorial Especializada e Leonardo Gomes Silva, assessor especial na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Foi uma oportunidade de apresentar a estrutura existente na Prefeitura para atendimento, principalmente, de casos relacionados a transtornos mentais e comportamentais, responsáveis por, em média 13% dos afastamentos de servidores públicos a cada mês. O Município conta com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que atende em três níveis com as unidades de saúde, CAPS e Urgência e Emergência. Ainda existe a Superintendência Geral de Política Sobre Drogas e os equipamentos (CRAS e CREAS) da Assistência Social.
A partir de agora, por meio de um relatório, os coordenadores de cada setor podem acionar a Comissão Permanente de Saúde dos Trabalhadores quando alguma problemática for identificada com algum membro da equipe. O trabalho é regulamentado por um Regimento Interno que define, por exemplo, as competências de casa profissional envolvido no processo.