ADEUS MAGUILA - Morre o ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos
Maguila estava internado em razão de um tratamento de repouso e sofria de encefalopatia traumática
Faleceu nesta quinta-feira, 24, o ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, aos 66 anos. A informação foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa do campeão mundial, em entrevista ao programa “Balanço Geral”, da Record TV. O motivo do óbito não foi divulgado.
Maguila estava internado em razão de um tratamento de repouso e sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição semelhante ao mal de Alzheimer, frequentemente causada por repetidos golpes na cabeça, que afeta principalmente ex-atletas de boxe.
Irani relatou: “Ele ficou 28 dias internado, e procuramos não falar com a imprensa, pois queria cuidar da minha família. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica. Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, e ele sentiu muitas dores no abdômen. Retiraram dois litros de líquido do pulmão, mas não conseguimos fazer a biópsia.”
Estrela brasileira do Boxe
Maguila nasceu em 12 de junho de 1958, em Aracaju, Sergipe, e se mudou jovem para São Paulo. Desde cedo, trabalhou na construção civil e treinava boxe em seu tempo livre. O apelido “Maguila” foi dado em razão de sua semelhança com o personagem Magilla Gorilla, da Hanna-Barbera. Ele se destacou no pugilismo ao chamar a atenção do empresário e locutor de esportes Luciano do Valle, que se tornou seu principal divulgador.
O atleta lutou profissionalmente entre 1983 e 2000, totalizando 85 lutas em 17 anos, com 77 vitórias (sendo 61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico.
Aos 37 anos, Maguila se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, ao derrotar o inglês Johnny Nelson por pontos em 22 de agosto de 1995, em Osasco/SP.
Durante sua carreira, ele foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, além de campeão das Américas (pelo Conselho Mundial de Boxe) e Mundial (pela Federação Mundial de Boxe Profissional) na mesma categoria.
A carreira de Maguila chegou ao fim em fevereiro de 2000, após uma derrota por nocaute para o pugilista brasileiro Daniel Frank.
Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.