VEJA VÍDEO - Prefeitura de Sete Lagoas inaugura o primeiro Hospital Municipal Veterinário do interior de MG
Os atendimentos já começaram nesta quinta-feira, 12.

O dia 11 de dezembro de 2024 pode ser considerado um marco para a causa animal em Sete Lagoas. Nesta quarta-feira, a Prefeitura inaugurou o Hospital Municipal Veterinário dentro da área onde já funcionava o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade ganhou o nome da defensora e estudante de Medicina Veterinária, Juliana Cristina Vieira Magalhães Vilaça, e a prestigiada solenidade foi uma mistura de homenagens, sensação de dever cumprido e muita emoção.
Sete Lagoas passa a ser a única cidade do interior de Minas Gerais a contar com um Hospital Veterinário para fazer atendimentos gratuitos em cães e gatos. Já nesta primeira etapa serão efetivados dez atendimentos por dia. “Hoje é um dia histórico. A partir de agora teremos outra dimensão de atendimentos. Para este projeto fizemos reformas, ampliações e melhoramos a estrutura para o trabalho de todos os profissionais. Nossa gestão cuida da saúde das pessoas e dos animais também”, destacou o prefeito Duílio de Castro. “Já fizemos muito e agora vamos fazer muito mais”, completou o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
O CCZ de Sete Lagoas é uma referência em Minas Gerais e, durante a atual gestão, bateu recordes em todos os seus procedimentos veterinários. Agora, com esta mudança de patamar, serão feitas mais consultas, aplicações de medicamentos, curativos, coletas de materiais para exames e castrações. “Esta é uma conquista gigante. É muito triste a pessoa ter e amar um animal e não ter condições de cuidar. Para isso idealizamos este projeto”, destaca Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
O Hospital Municipal Veterinário começou a fazer atendimentos nesta quinta-feira, 12 de dezembro. A estrutura conta, inclusive, com um veículo van para transporte de tutores da Praça da Ferinha, no Centro, até o CCZ. Porém, todos devem ficar atentos a normas definidas para a manutenção de fluxo devidamente ordenado. “Nesta primeira etapa vamos nos concentrar nos atendimentos clínicos. Serão dez agendamentos por dia que devem ser marcados pelo telefone 0800-889-9816. Os atendimentos serão de manhã e à tarde de segunda a sábado”, explica Patrícia Silveira.
A inauguração contou com a presença dos vereadores Ismael Soares e Ivan Luiz, do promotor de Justiça, Dr. Paulo César Ferreira Silva, do ex-deputado estadual e vereador eleito por Belo Horizonte, Osvaldo Lopes, representantes do deputado estadual Noraldino Júnior, servidores municipais, familiares da homenageada e defensores da causa animal que comemoram muito esta conquista. “Tenho mais de 20 anos atuando na proteção animal e está sendo emocionante acompanhar esta transformação. A atual gestão municipal teve um olhar diferenciado para a causa e está tudo maravilhoso”, destacou Nina Lucas, coordenadora da Associação dos Protetores dos Animais de Sete Lagoas (ASPA7).
Já em fevereiro de 2025 o Hospital Municipal Veterinário vai ofertar exames laboratoriais, Raio X e Ultrassom, que serão disponibilizados por faculdades parceiras, e cirurgias agendadas. Seguindo com os avanços, na segunda etapa de expansão haverá um veterinário para cuidar dos animais 24 horas por dia. A meta final é oferecer atendimentos emergenciais também 24 horas por dia.
Os números do CCZ são impressionantes. Só para citar alguns, durante quatro anos, foram mais de 14 mil castrações, 2 mil resgates, 2 mil doações de cães e gatos e distribuição de mais de 6 mil coleiras de proteção contra a leishmaniose.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!
Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.