Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

[VEJA VÍDEO] Jato Cessna Citation cai em praia de Ubatuba e deixa um morto e quatro feridos

[VEJA VÍDEO] Jato Cessna Citation cai em praia de Ubatuba e deixa um morto e quatro feridos

Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Citation, ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro. Quatro tripulantes, sendo um casal e dois filhos, foram resgatados com vida, mas infelizmente o piloto morreu.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas. O piloto, Paulo Seghetto, era de Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação. Além do piloto e dos tripulantes, uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu.

O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada. Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Os nomes dos passageiros ainda não foram confirmados.

De acordo com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade 'normal'. O avião pertence a uma família de produtores de soja de Goiás. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.