Motoristas da Turi voltam a paralisar por salários atrasados e Prefeitura se manifesta em nota
Motoristas da Turi voltam a paralisar por salários atrasados e Prefeitura se manifesta em nota
Não bastasse a péssima qualidade do serviço, o não cumprimento de horários e parte da frota sucateada, a Turi voltou a atrasar os salários de seus colaboradores esta semana. Depois de uma rápida paralisação por salários atrasados feita no final do ano passado, novamente motoristas da concessionária do transporte coletivo de Sete Lagoas, Turi, voltaram a cruzar os braços na noite desta sexta-feira, 10 de janeiro, pelo mesmo motivo. No ano passado, tão logo houve a paralisação, a empresa anunciou o pagamento dos salários.
A Prefeitura de Sete Lagoas emitiu Comunicado Oficial esclarecendo que cumpre com suas obrigações contratuais e que pedidos de reajustes tarifários por parte da empresa foram submetidos à análise do Poder Judiciário. Através da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana e apoio da Guarda Municipal, garantiu a manutenção do serviço após acordo entre as partes envolvidas: a concessionária Turi e o Sindicato em Transporte Rodoviário de Sete Lagoas.
COMUNICADO OFICIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS ESCLARECE SOBRE O SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas vem a público esclarecer os recentes fatos relacionados à ameaça de paralisação dos funcionários da concessionária de transporte coletivo Turi, destacando que a Administração Pública está cumprindo rigorosamente com as suas obrigações contratuais, inclusive visando assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Uma Comissão Especial foi instituída pela Portaria nº 16.692, de 4 de junho de 2024, com o objetivo de realizar estudos detalhados sobre a tarifa praticada no transporte público. Esses estudos, somados a análises técnicas e documentos apresentados pela concessionária, foram submetidos à análise do Poder Judiciário e demonstram que os reajustes tarifários aplicados ao longo dos anos respeitaram os índices de correção previstos no contrato de concessão.
Adicionalmente, ressalta-se que ao longo do período de vigência do contrato ocorreram ajustes operacionais importantes, incluindo a redução da frota de veículos, solicitada pela própria concessionária e deferida pelo Município, com o objetivo de preservar a sustentabilidade do serviço prestado.
A Prefeitura lamenta que, apesar de compromissos assumidos em audiência de conciliação, a concessionária não tenha fornecido o acesso integral a documentos e sistemas operacionais necessários à fiscalização plena do contrato. Tal conduta tem dificultado a análise de informações essenciais para a tomada de decisões e a garantia de transparência.
É importante esclarecer que a atual situação, envolvendo o não pagamento integral da folha salarial dos funcionários da concessionária, resulta exclusivamente de decisão e responsabilidade da própria empresa Turi. O Município tem adotado todas as medidas disponíveis para garantir a regularidade do serviço e a proteção dos direitos da população.
Destaca-se que a Administração Municipal segue empenhada em defender os interesses da população, combatendo aumentos tarifários desproporcionais e promovendo um transporte público de qualidade e acessível.
A Procuradoria Geral do Município já apresentou ao Poder Judiciário todos os elementos técnicos e legais que comprovam a adequação da gestão do contrato, reforçando o compromisso da Prefeitura com a qualidade do transporte público em Sete Lagoas. A questão do reajuste segue pendente de decisão judicial e eventual paralisação pode gerar descumprimento de cláusulas contratuais e ensejar a adoção de medidas administrativas e judiciais pertinentes.
A Prefeitura agradece a compreensão da população e reitera o seu compromisso com a transparência e a melhoria dos serviços prestados para a população.
Sete Lagoas, 10 de janeiro de 2025.
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
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