ABSURDO! Vereador Ivson Gomes apresenta Projeto de Lei para eutanasiar animais de rua e revolta população
ABSURDO! Vereador Ivson Gomes apresenta Projeto de Lei para eutanasiar animais de rua e revolta povo

Defensores da causa animal de Sete Lagoas estão revoltados com o vereador Ivson Gomes de Castro. O parlamentar apresentou, na reunião da Câmara Municipal desta semana, o Projeto de Lei 112/2025, que permite a eutanásia de animais abandonados e revoga a Lei Municipal de Proteção Animal 9.108/2020, fruto de muita luta dos protetores e tutores da cidade.
Se julgando um "deus" para legislar sobre a vida (e a morte) dos animais, sobretudo os animais de rua, o vereador, no artigo 6º do projeto, estabelece que o animal de rua com histórico de mordedura deverá ser inserido em um programa de adoção e, se não for adotado em um prazo de 90 dias, será eutanasiado. Desde então, seu perfil nas redes sociais vem recebendo centenas de comentários em defesa dos animais e contra o projeto.
A médica veterinária e vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal, Bianca Alves, se pronunciou em seu perfil no Instagram. "O projeto vai totalmente contra a legislação federal e municipal, que só permite eutanásia em caso de doenças incuráveis ou em um estágio terminal", escreveu. Além disso, segundo Bianca, o artigo 12 revoga todas as disposições em contrário, o que inclui a Lei Municipal 9.108/2020 - Programa Municipal de Proteção Animal, tendo em vista dispor de forma contrária em vários aspectos do projeto de lei do vereador.
Para a veterinária, o projeto está mal feito e dá a entender ter sido copiado de outro projeto de lei de outro estado, tendo o vereador e seus assessores não se preocupado nem em alterar a origem do texto. "No artigo 10 fala de responsabilidade do Estado de Alagoas e ações no âmbito do Estado. Não podemos deixar Sete Lagoas regredir na proteção animal, esse projeto não pode ser aprovado", finaliza.
Repercussão
Além de cidadãos e cidadãs revoltados, a ideia copiada do vereador também causou indignação no meio político da cidade. O prefeito Douglas Melo publicou que, em seu governo, não haverá eutanásia de animais. Já o vereador Ismael Soares, defensor da causa animal, divulgou uma nota. "Como vereador protetor da causa animal vou atuar diretamente para vetar a tramitação desse projeto. Amanhã irei procurar o vereador para entender porque alguém que prega tanto pela vida e contra o aborto faz um projeto permitindo a eutanásia de animais abandonados", afirmou. O vereador Marcelo do Mexa-se também se pronunciou. "Sou contra qualquer medida que retire vidas de forma sistemática. A eutanásia não é uma solução ética ou responsável. Seguirei trabalhando por alternativas que respeitem a vida e a dignidade dos animais", publicou.