Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Vereador de Sete Lagoas Aguinaldo da Lobato apresenta projeto contra bebê reborn no SUS

Vereador de Sete Lagoas Aguinaldo da Lobato apresenta projeto contra bebê reborn no SUS

Mesmo com um total de zero casos de pedidos de atendimento de bonecos hiperrealistas, os bebês reborn, no sistema público de saúde do município, o vereador Aguinaldo da Lobato apresentou, durante a última reunião ordinária na Câmara Municipal de Sete Lagoas, um projeto de lei que proíbe a prestação desse tipo de serviço na cidade. 

A moda dos bebês reborn tem gerado vários vídeos virais e memes na internet nas últimas semanas. O projeto de lei 432/2025 de autoria do vereador prevê ainda ações psicossociais para acolhida destas "mães", como escuta qualificada e "encaminhamento clínico-terapêutico adequado para indivíduos que apresentem sofrimento mental relacionado ao uso de bonecas do tipo ‘bebê reborn'".

O texto fala também no apoio e orientações a familiares e pessoas que convivem com os indivíduos e proíbe o atendimento direto aos ‘bebês reborn’ ou a qualquer objeto inanimado, como triagem, registro ou internação, e uma série de situações, até o registro de boletins de ocorrência sobre danos causados exclusivamente sobre os bonecos.

Justificativa
Em sua justificativa, Aguinaldo da Lobato explica que o projeto de lei visa "equilibrar a atenção à saúde mental com o uso racional dos serviços públicos municipais, buscando o atendimento psicossocial humanizado e livre de estigmas àqueles que têm vínculos afetivos extremos aos ‘bebês reborn’".

Todo mundo sabe, mas o vereador frisa que os serviços públicos de saúde devem ser voltados exclusivamente ao atendimento de seres humanos e não a seres inanimados, como bonecas, "evitando distorções de uso, registros indevidos e desperdício de recursos". 

Preocupado com eventuais bullyings a que essas "mães" venham a sofrer, o edil destaca no projeto que não busca "criminalizar ou ridicularizar o uso dos ‘bebês reborn’, mas sim proteger os indivíduos que se relacionam com esses objetos e garantir o bom funcionamento dos serviços públicos municipais".
 

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.