Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

CPI JÁ: vereador de Sete Lagoas denuncia que médicos sem formação recebem como especialistas no Hospital Municipal

CPI JÁ: vereador denuncia que médicos sem formação recebem como especialistas no Hospital Municipal

Um vídeo que circula nas redes sociais de Sete Lagoas aponta mais um descaso, desta vez na área da Saúde, na gestão do prefeito Douglas Melo. Segundo o vereador Ivson Castro (PL), a Prefeitura paga uma empresa para fornecer médicos especialistas para o Hospital Municipal. No entanto, o que está sendo entregue, na prática, são médicos generalistas ocupando vagas de neurocirurgia, neurologia e anestesia, entre outras especialidades.

"E quem paga essa diferença é a população. Quando o serviço não é cumprido, não é só dinheiro público em risco; É vida", afirma o vereador, que fiscalizou as folhas de ponto da unidade hospitalar durante 43 dias, identificando graves irregularidades no cumprimento de um contrato firmado entre a Prefeitura e um consórcio de saúde.

O Contrato Administrativo nº 101/2025 foi firmado com o Consórcio Intermunicipal para Saúde por mais de R$ 8,8 milhões e prevê a contratação de profissionais com especializações comprovadas em Neurocirurgia, Neurologia e Anestesiologia, porém, o que a fiscalização encontrou foram médicos generalistas realizando plantões destinados a especialistas, em desacordo com o contrato e com a legislação.

Na Neurocirurgia, por exemplo, foram registrados 255 plantões no período, sendo que em 116 deles (45,5%), os atendimentos foram realizados por profissionais sem a especialidade exigida. A fiscalização também identificou três dias consecutivos sem nenhum neurocirurgião de plantão no hospital.

A situação é considerada ainda mais grave na Neurologia. Das 232 ocorrências de plantões, 191 (82,3%) foram ocupadas por médicos sem titulação comprovada como neurologistas, uma área extremamente sensível da Medicina. Já na Anestesiologia, dos 205 plantões fiscalizados, 24 (11,7%) foram realizados por profissionais sem a especialização.

A substituição de médicos especialistas por generalistas em atendimentos de urgência e emergência coloca a vida dos pacientes em risco, segundo o parlamentar, podendo ocasionar em erros médicos, agravamento de quadros clínicos, sequelas permanentes e até óbitos, especialmente em casos neurológicos e cirúrgicos de alta complexidade. Inclusive, segundo informações apuradas pela reportagem, pelo menos dois pacientes já teriam falecido em cirurgias realizadas por médicos residentes.

O cenário aponta falhas graves na fiscalização do contrato por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Vereadores de Sete Lagoas que dizem defender a saúde do município têm a obrigação moral e ética de se pronunciar sobre mais esse escândalo da gestão Douglas Melo. O vereador Ivson Gomes disse ainda que a denúncia será encaminhada ao Ministério Público e o Tribunal de Contas.

Nas redes sociais, a população reagiu:

@fernandes.guerreiro
Celagoas, cidade do faz de conta. Aprendemos na escola que Democracia, é o poder que emana do povo e para o povo. Se o povo não se unir e tomar providências, a tendência é só piorar. Até quando?

@pauloricardodiasp
Povo fala até o que não sabe, a minha vizinha falou que tá ruim. Kkkkk

@elisetelucia01
Tem "medicos" na upa pesquisando no Google o que receitar , não pedem nenhum exames e nem atestado dá. Será porque??! CRM suspeito? Vale investigar. 

@magnus18113
Na upa também... uma conhecida minha de diabetes relatou que aplicaram soro na veia errada dela é ela começou a sentir muita dor, só descobriram depois dela quase desmaiar.

@danielgfsc
Mas os shows do pré-carnaval são com os artistas verdadeiros?

@matheu_cotta
Eu como atuante da área da saúde posso dizer que é uma barbaridade o que vem sendo apresentado nas redes de atendimento humanitário dessa cidade. 

@francacarvalho82
Aguardando o pronunciamento do Locutor!!! Boa parte da população tem a gestão que merece!!! Sete Lagoas está completamente abandonada!!! É um verdadeiro Carnaval!!!

@_walkyriaferreira
Por isso as pessoas morrer do nada agora está explicado não tem especialista. Na Upa eu sei que só tem residentes e nada de médicos formados e nos postos de saúde tbm pq já aconteceu com 2 residentes e médico só vem se precisar assinar receita.

@fernandesaparecida66
Infelizmente a área está precária só tem estagiários
 

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.