Tempo / Clima

Plantão Regional O Regional

Prefeitura antecipa folha salarial e paga acertos rescisórios de até R$ 1.900,00 nesta quinta

O prefeito Duílio de Castro (foto) anunciou, na noite desta segunda-feira, 28, ótimas notícias para o servidor público municipal e também ex-servidores que já ocuparam cargo na Prefeitura e não receberam seus acertos rescisórios. Na próxima quinta-feira, 30, véspera do feriado do Dia do Trabalhador, será paga de maneira antecipada, pelo segundo mês seguido, a folha salarial de abril e ainda quase de 3.200 acertos referentes a rescisões serão efetivados.

Mesmo diante de uma queda brusca em sua arrecadação própria e, ainda, dos repasses oriundos dos governos Estadual e Federal, a administração municipal chega com fôlego em um momento crítico da economia em função da pandemia do novo coronavírus. Duílio de Castro recorda que, quando assumiu efetivamente o governo, há 10 meses, havia folhas salariais em atraso e uma defasagem fazendo com que 56% do funcionalismo recebesse menos de um salário mínimo vigente como vencimento base. “Foi preciso planejamento e gestão para mudar esta realidade. Fizemos o compromisso de fechar 2019 sem dever nada ao funcionalismo e isso foi cumprido. Também conseguimos recompor as perdas salariais que existiam há anos”, comentou.

O prefeito fez questão de destacar que o equilíbrio financeiro implantado na administração foi fundamental para cumprir outro compromisso. Nesta quinta-feira, 30, será pago o acerto rescisório de quem tem até R$ 1.900 a receber, contemplando 3.186 pessoas. Este processo foi endossado por um recadastramento iniciado no dia 17 de março e a previsão deste pagamento só foi prorrogada devida à restrição de atendimento presencial na Prefeitura. “Estamos pagando outra obrigação de administrações passadas. Não contávamos com esta suspensão do atendimento presencial e foi preciso outros meios para fazer esse banco de dados. Vencemos todos os obstáculos, o servidor terá sempre prioridade”, declarou Duílio de Castro.

O acerto das rescisões será depositado na conta bancária do interessado. Quem tem conta ativa no Banco Itaú não precisou fazer o recadastramento e receberá normalmente nessa conta. Quem optou por receber em outro banco ou em cheque, teve que fazer o recadastramento. "Quem tem mais de um contrato a receber, receberá nesta quinta apenas um deles, mas será aquele de maior valor", frisou o prefeito. A segunda fase do acerto será anunciada em breve, após uma avaliação detalhada do fluxo de caixa da Prefeitura.

ACERTO EM CHEQUE

Os cheques serão entregues na Secretaria Municipal da Fazenda, no 2º andar do prédio da Prefeitura. Apenas 69 interessados optaram por este tipo de recebimento, o que equivale a pouco mais de 2% do total de cadastrados para esta primeira fase. O atendimento para esta demanda começará às 10 horas e será necessário um período médio de 10 a 15 minutos para que o documento seja assinado e conferido pelo contemplado. Quem tem dúvida sobre esta modalidade de pagamento deve registrar seu pedido de esclarecimento no formulário disponível neste endereço www.setelagoas.mg.gov.br/atendimento.

PAGAMENTO ANTECIPADO

O prefeito Duílio de Castro também anunciou o pagamento antecipado do salário de abril para todos os servidores da administração também nesta quinta-feira, 30. Este é o segundo mês seguido que esta medida é adotada pelo governo municipal. “No momento em que está sendo possível rever o funcionamento do comércio, anunciamos essa ótima notícia aos servidores. Uma maneira de fomentar nossa economia, que ficou tão prejudicada com esta crise”, avalia Duílio de Castro.

Compartilhe no Whatsapp: Clique aqui!


Participe da comunidade do Plantão Regional 24 horas no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.