Plantão Regional O Regional

Coronavírus em Sete Lagoas: último boletim registra 51 casos notificados e Gabinete de Crise é criado
Coronavírus em Sete Lagoas: último boletim registra 51 casos notificados e Gabinete de Crise é criado

facePlantão Regional
perm_contact_calendar20 Março, 2020 13:30:00


O prefeito Duílio de Castro reuniu todas as representações das forças de segurança de Sete Lagoas, Ministério Público, Superintendência Regional de Saúde e várias secretarias da Prefeitura na manhã desta sexta-feira, 20, em seu gabinete, para definir mais uma importante medida para conter a propagação do novo coronavírus. Foi formado o Gabinete de Gestão de Crise, que terá atuação direta nas ações municipais. O Boletim Epidemiológico divulgado hoje confirma a existência de 51 casos notificados em Sete Lagoas, sendo 45 em investigação, cinco descartados e um confirmado, com a paciente em isolamento domiciliar. 



A Prefeitura decretou Situação de Emergência em Saúde Pública na última segunda-feira, 16, e nesta quinta-feira, 19, publicou decreto com medidas mais rígidas, como a suspensão do funcionamento de várias categorias de estabelecimentos comerciais, buscando evitar a aglomeração e circulação de pessoas nas ruas. 


Todo o trabalho está sendo coordenado por um Comitê de Operações Especiais da Saúde, que agora vai trabalhar sincronizado com o Gabinete de Gestão de Crise. “Será mais uma força tarefa nesta guerra contra a propagação do coronavírus. Trabalhamos com informações precisas, que são divulgadas diariamente. É preciso que as pessoas não acreditem em notícias falsas nesse momento”, comentou o prefeito Duilio de Castro. 


Um dos principais objetivos é garantir o cumprimento das determinações do Decreto nº 6.231, de 19 de março de 2020 (www.setelagoas.mg.gov.br/diario-eletronico), indicando o que pode e o que não pode funcionar na rede comercial de Sete Lagoas. Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Municipal estão circulando pela cidade e, caso identifiquem algum comércio que esteja com restrição em funcionamento, emitirão uma notificação. Em caso de descumprimento da orientação, a Polícia Militar será acionada. “São medidas rígidas, mas já ficou provado que o melhor remédio contra o vírus é o isolamento social. Precisamos proteger nossas famílias”, completou Duílio de Castro. 


NOVO BOLETIM 


Boletim Epidemiológico 05/2020 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde informa que já são 51 casos notificados em Sete Lagoas, sendo 5 descartados, 1 positivo e 45 em investigação. Dois casos com internação estão sendo investigados. Um paciente internado fora de UTI está com sinais brandos, já o que está em UTI pertence ao grupo de risco, idoso e portador de doenças prévias. Em Minas Gerais, até esta quinta-feira, foram notificados 2.273 casos, sendo 2.140 em investigação, 104 descartados e 29 confirmados. 


CANAIS DE COMUNICAÇÃO


A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um call center para orientar e informar, por meio do número fixo (31) 3773-2576, 24 horas por dia. Também foi criado um canal de comunicação, via ligação telefônica, exclusivo para profissionais da saúde, que encontram na ponta da linha enfermeiros e quatro médicos infectologistas para sanar dúvidas, orientar ou prestar qualquer tipo de informação técnica. Denúncias quanto ao não cumprimento das determinações do decreto podem ser feitas pelo (31) 3772-4387. 



  • Gabinete de Gestão de Crise está constituído
Facebook WhatsApp